13 de agosto de 2025
Moraes autoriza Bolsonaro a sair de prisão domiciliar para exames
Compartilhe:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (12) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixe a prisão domiciliar no próximo sábado (16) para realizar exames médicos no Hospital DF Star, em Brasília.

O pedido foi feito pela defesa, que informou que Bolsonaro apresenta refluxo e soluços refratários. Pela decisão, o ex-presidente poderá permanecer no hospital entre seis e oito horas e deverá apresentar, em até 48 horas após os procedimentos, um atestado de comparecimento com a data, os horários e os exames realizados.

Segundo os advogados, a avaliação médica incluirá coleta de sangue e urina, endoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiograma. A equipe médica também poderá indicar exames complementares ou tratamentos adicionais, dependendo dos resultados.

Durante o deslocamento e permanência no hospital, Bolsonaro continuará sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, com acompanhamento da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.

Moraes também autorizou visitas de aliados políticos — entre eles o senador Rogério Marinho (PL-RN), o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), o vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Melo Araújo, e o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos-SP).

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, medida imposta por Moraes após entender que Bolsonaro teria burlado a proibição de usar redes sociais ao recorrer a contas de terceiros, incluindo perfis de seus filhos. A restrição faz parte de um inquérito que apura a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover retaliações contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

Além desse inquérito, Bolsonaro é réu na ação penal da chamada “trama golpista”, cujo julgamento está previsto para setembro.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-autoriza-bolsonaro-a-sair-de-prisao-domiciliar-para-exames-medicos-e-exige-comprovacao-de-comparecimento/