13 de agosto de 2025
Alerj aprova concessão da Medalha Tiradentes para o prefeito de
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta terça-feira (12), a concessão da Medalha Tiradentes ao prefeito de São Fidélis, José Willian Ribeiro de Oliveira. A iniciativa partiu do deputado Renan Jordy (PL), que destacou a trajetória política e o trabalho do gestor na cidade do Norte Fluminense.

Willian, que foi vice-prefeito de Amarildo Alcântara, assumiu o comando do município em março de 2024, após a cassação de seu antecessor. No mesmo ano, foi reeleito para o mandato de 2025 a 2028.

Natural da localidade de Valão dos Milagres, na zona rural de São Fidélis, Willian nasceu em 23 de abril de 1964. Atuante na vida pública há mais de 40 anos, é técnico em arquitetura e já ocupou cargos como secretário de Cultura e de Esportes e Lazer. Entre 2005 e 2008, foi vereador e, posteriormente, vice-prefeito por dois mandatos consecutivos.

Ao justificar a homenagem, Renan Jordy ressaltou o compromisso do prefeito com a ética, a solidariedade e o bem-estar da população, destacando sua atuação nas áreas de educação, saúde e promoção social.

A chegada de Willian à chefia do Executivo municipal ocorreu após a cassação de Amarildo Alcântara (SD) pela Câmara de Vereadores, que aprovou o impeachment por unanimidade, ou seja, nove votos.

O ex-prefeito foi acusado de causar um rombo de R$ 1 milhão no Fundo de Previdência dos Servidores Municipais. Além dele, familiares também foram investigados na CPI do “Fundão”. O episódio marcou a primeira cassação de um prefeito na história da cidade.

A Medalha Tiradentes é a mais alta honraria concedida pela Alerj a personalidades que se destacam por serviços relevantes ao Estado do Rio.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-aprova-concessao-da-medalha-tiradentes-para-o-prefeito-de-sao-fidelis/