
Durante palestra na Rio Innovation Week nesta terça-feira (12/8), a ginasta Rebeca Andrade confirmou que não participará mais das provas de solo em competições. Com 26 anos e dona de seis medalhas olímpicas, Rebeca explicou que a decisão foi motivada por dores e a necessidade de preservar a saúde após múltiplas cirurgias no joelho.
“O solo é o aparelho que mais causa impacto. Eu sou uma atleta de 26 anos, com histórico de cinco cirurgias no joelho. Quando a gente entende nossos limites, é muito importante respeitá-los”, declarou. “Sei que vocês amam quando faço solo, mas ainda posso mostrar muito nos outros aparelhos.”
Apesar da ausência no solo, Rebeca pretende competir no Mundial de Ginástica Artística deste ano, em outubro, na Indonésia, e está focada principalmente nos mundiais de 2026 e 2027, sendo que o último vale vaga para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.
“Este ano, estou cuidando mais da minha saúde física e mental, não estou treinando tão forte”, afirmou. “Isso é crucial para os próximos anos. Temos pelo menos mais uma Olimpíada pela frente.”
Rebeca também garantiu que seu joelho estará em condições para as próximas competições.
Em 2024, a ginasta foi destaque nos Jogos Olímpicos de Paris, conquistando quatro medalhas, incluindo o ouro na final do solo, tornando-se a maior medalhista olímpica do Brasil. Rebeca relembrou a emoção do pódio com as atletas Simone Biles e Jordan Chiles, ressaltando a representatividade do momento.
“Foi um momento muito especial aquele pódio com três mulheres pretas. A representatividade foi enorme, não só para mim, mas também para elas. Não estava esperando o que aconteceu no pódio, elas combinaram na hora (a reverência), e fiquei muito feliz com o carinho gigantesco.”
Desde a adolescência, Rebeca enfrentou diversas lesões graves no joelho, passando por cinco cirurgias. A primeira delas foi em 2015, após romper o ligamento cruzado anterior, seguida por outras intervenções em 2017 e 2019, esta última às vésperas do Pan de Lima.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/rebeca-andrade-deixa-provas-de-solo-para-preservar-saude-fisica-e-mental/