
O turismo no Maranhão vive um período de grande visibilidade. Pela segunda vez consecutiva, o estado recebeu visitantes de todas as 27 unidades da federação, segundo levantamento do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).
Os números de junho e julho refletem um conjunto de fatores que ampliaram a visibilidade e a atratividade do destino, entre eles as férias escolares, o calendário prolongado das festas juninas, a participação em feiras e eventos de turismo no Brasil e no exterior e o recente título de Patrimônio Mundial Natural concedido pela Unesco aos Lençóis Maranhenses.
Em julho, o CAT registrou 3.995 atendimentos a visitantes brasileiros, com São Paulo respondendo por 22,80% do total, seguido por Rio de Janeiro (15,02%) e Santa Catarina (6,23%). Em junho, foram 2.725 atendimentos, com São Paulo (27,89%) e Rio de Janeiro (12,22%) também liderando a procura pelo serviço.
O turismo internacional também apresentou relevância. Em junho, visitantes de 26 países passaram pelo Maranhão, liderados por França (20,08%), Japão (15,75%), Argentina (10,43%), Espanha (9,06%), China (6,69%) e Portugal (6,30%). Esse fluxo confirma o potencial de atração global do estado, agora fortalecido pelo reconhecimento da Unesco e pela promoção internacional do destino.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, acredita que os números são resultado direto da integração de várias frentes de trabalho da gestão do governador Carlos Brandão. “Estamos vivendo um momento histórico para o turismo maranhense.
A combinação de nossas tradições, como o São João, com ações estratégicas de promoção e um patrimônio natural único, como os Lençóis, cria um ambiente favorável para recebermos visitantes do Brasil inteiro e de diferentes partes do mundo. Isso movimenta a economia, fortalece a imagem do Maranhão e gera oportunidades para quem vive do turismo”, destaca a secretária.
“O acompanhamento de dados pelo CAT é parte fundamental para entender o comportamento dos visitantes e orientar novas ações de promoção. Com base nesses indicadores, a Setur-MA segue investindo na qualificação dos serviços, no fortalecimento dos atrativos e na ampliação da presença do Maranhão em mercados estratégicos, nacionais e internacionais”, analisa Igor Almeida, coordenador do Observatório do Turismo, setor responsável pelo monitoramento.
Para a coordenadora dos CATs, Marília Ribeiro, a movimentação favorece o posicionamento do Maranhão na prateleira do segmento. “O fato de recebermos visitantes de todos os estados brasileiros por dois meses seguidos demonstra que o Maranhão está cada vez mais presente nas escolhas de viagem. Nos preparamos para receber o visitante da melhor forma possível em nossos balcões. Mais do que informação, ofertamos acolhimento e hospitalidade. Dessa forma, queremos continuar no radar nacional e internacional, sempre de portas e braços abertos para os visitantes”, finaliza a coordenadora.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo-e-viagens/2025/08/maranhao-recebe-visitantes-de-todos-os-estados-brasileiros-por-dois-meses-seguidos/