13 de agosto de 2025
Direita ocupa plenário da Câmara do Rio em audiência sobre
Compartilhe:

Em clima de comício, o plenário da Câmara do Rio virou palco para a direita fluminense na noite da última segunda-feira (11), reunindo nomes conhecidos do bolsonarismo fluminense e de outros estados. Comandada pela Comissão de Direitos Humanos da Casa, a audiência pública mobilizou influenciadores, ativistas e representantes da sociedade civil no plenário do Palácio Pedro Ernesto, com discursos em prol da anistia dos presos pelos atos do 8 de janeiro. O evento reuniu nomes do PL, Novo e Podemos. 

Durante o encontro, os presentes também criticaram o que chamaram de perseguição política aos bolsonaristas, arbitrariedade judicial e censura à liberdade de expressão. “Não deixaremos de falar, não deixaremos de lutar e não abriremos mão de expor a verdade. Liberdade não precisa de autorização judicial”, disse Rafael Satiê (PL), vice-presidente do colegiado e organizador do encontro junto do presidente do grupo, Marcos Dias (Pode). O parlamentar acusou o STF de usar “vazatogas” — relatórios de redes sociais — como justificativa para prisões.

Carlos Bolsonaro (PL), que participou de forma remota, disse que o país não vive tempos de plena democracia. Em discurso, alegou que os presos são, em sua maioria, inocentes, “no máximo baderneiros”.  “Tem mais de 500 presos, pessoas inocentes que poderiam ser, no máximo, baderneiros. Eles estão sendo condenados a 14, 17 anos de prisão, sem individualização da pena. Isso é uma ilegalidade absurda”, disparou.

De praxe, os presentes teceram diversas críticas diretas às cortes superiores, ao ministro Alexandre de Moraes e às sentenças aplicadas aos participantes do ato golpista. “Vivemos um tempo em que o errado quer se tornar certo e as pessoas têm tentado ofuscar o certo”, disse Marcos Dias, defendendo que a pauta é um contraponto às sanções impostas pelo Supremo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/direita-ocupa-plenario-da-camara-do-rio-em-audiencia-sobre-anistia-aos-presos-do-8-de-janeiro/