Foto: Ascom/FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará nesta quarta-feira (13), às 18h, no Teatro João Paulo II, a cerimônia de formatura de 45 crianças que concluíram as aulas do Projeto Samuzinho. Na mesma ocasião, será lançado o novo edital de inscrições para a próxima turma do projeto. A iniciativa é do SAMU e tem como objetivo ensinar técnicas de primeiros socorros para disseminar conhecimento que pode salvar vidas.
O Projeto Samuzinho é voltado à crianças de 7 a 12 anos e oferece aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros com temáticas como: parada cardíaca, engasgo, choque, convulsões e queimaduras. Os alunos utilizam o macacão do serviço e também têm a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido nas ambulâncias.
A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, destacou o papel educativo do projeto. “A Fundação Municipal de Saúde se orgulha em oferecer atividades educativas para as crianças. Elas são pessoas em desenvolvimento e estão exercendo a cidadania, na medida que aprendem e compartilham informações que podem salvar vidas”, afirmou.
A diretora do SAMU, Adélia Oliveira, ressaltou que o projeto também contribui para aproximar o serviço da população. “O projeto favorece a aproximação do SAMU com a comunidade, ampliando o conhecimento sobre nossos serviços e contribuindo para a redução de problemas causados por ligações indevidas, a exemplo dos trotes”, disse.
Nesta edição, o projeto reservou vagas para crianças neurodivergentes, reforçando o compromisso com a inclusão social. “Nosso objetivo é promover a inclusão e fortalecer a responsabilidade social. Estamos muito felizes por esse trabalho, que gera um impacto tão positivo na sociedade”, destacou Isabel Cavalcante, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU.