14 de agosto de 2025
35 deputados já confirmaram ida à posse de Trump, dos
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta terça-feira (13) que enviou um convite oficial ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). A declaração foi dada durante entrevista à rádio e TV Band News, quando o petista também afirmou que poderá encontrar o líder estadunidense em setembro, na Assembleia Geral da ONU, ocasião em que tradicionalmente o presidente do Brasil abre a sessão de discursos antes do chefe de Estado dos EUA.

“Não sei se ele já respondeu, mas espero que ele responda. Porque eu respondo todas as cartas que eu recebo”, disse Lula.

A possibilidade de diálogo entre os dois ocorre em meio a tensões diplomáticas. Em janeiro deste ano, no primeiro dia de seu segundo mandato, Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, movimento que aumentou a expectativa de ausência da delegação dos país na COP30.

Troca de recados e convite formal

No início de agosto, Trump afirmou que Lula poderia ligar para ele “quando quiser”, em resposta a uma pergunta da repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo. No mesmo dia, o petista respondeu pelas redes sociais: “Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”.

Apesar da disposição para conversar, Lula afirmou poucos dias depois que não telefonaria para tratar do tarifaço imposto por Washington ao Brasil, para “não se humilhar”. No entanto, confirmou que ligaria para convidar Trump a participar da conferência climática. “Não vou ligar para o Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), que vou ligar para convidá-lo para vir pra COP”, declarou.

Durante a entrevista desta terça, Lula reforçou: “Espero que algum dia eu possa encontrar como presidente Donald Trump e conversar como dois seres humanos civilizados, como deve ser a relação entre dois chefes de estado”.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/por-carta-lula-convida-trump-para-a-cop30-em-belem/