14 de agosto de 2025
Lula rebate Trump: “Brasil não ficará de joelhos diante dos
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (14/8), em Goiana (PE), que o Brasil não aceitará imposições do governo dos Estados Unidos e rebateu críticas do presidente americano, Donald Trump, que classificou o país como um “péssimo parceiro comercial”.

“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, só não vai ficar de joelho para o governo americano”, declarou Lula durante o evento.

As críticas de Lula foram feitas em resposta a declarações de Trump, que também comentou sobre o processo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na Casa Branca, Trump afirmou que o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) seria uma “execução política”.

Em sua fala, Lula destacou que a democracia brasile ira está atuando no caso:

“O que o Trump tem preocupação é que, vocês estão lembrados, o discurso deles é que nem o outro daqui. Que as eleições não eram sérias, que não podia perder. Ele [Trump] invadiu o Capitólio, morreram cinco pessoas. Eu disse ao presidente Trump: se você morasse no Brasil e tivesse feito o que fez nos EUA aqui também você seria julgado e se culpado, iria para cadeia”.

O presidente brasileiro aproveitou para ressaltar que o país mantém autonomia nas decisões políticas e econômicas, reforçando que críticas externas não interferem no compromisso do Brasil com a democracia e o respeito às instituições nacionais.

Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/lula-rebate-trump-brasil-nao-ficara-de-joelhos-diante-dos-eua/