15 de agosto de 2025
Lula reafirma apoio político a Hugo Motta após crise do
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que não interessa ao governo ver o comando da Casa enfraquecido. Segundo interlocutores ouvidos pelo blog de Ana Flor, do g1, Lula reafirmou o apoio ao deputado mesmo após a recente crise provocada pela derrubada, pelo Legislativo, do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Durante o encontro, realizado em meio à tensão entre Executivo e Parlamento, um ministro relatou que Lula foi direto: “Não interessa ao governo um presidente da Câmara fraco”. A conversa também abordou a relação institucional entre os dois poderes e os impactos políticos da derrubada do decreto.

Hugo Motta lembrou ao presidente que foi eleito com apoio de parlamentares de diferentes correntes ideológicas, da esquerda à direita, e que, por isso, precisa manter diálogo com todas as bancadas. O governo considera que, ao final do episódio, saiu vitorioso, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) restituiu parcialmente o decreto presidencial.

Além de buscar recompor a relação, Lula aproveitou a reunião para pedir prioridade a duas propostas no segundo semestre: a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil e a aprovação da medida provisória que amplia a tarifa social de energia elétrica, garantindo isenção para famílias do CadÚnico que consumam até 80 kWh por mês. Essa última precisa ser aprovada pelas duas casas do Congresso em até 120 dias para continuar em vigor.

No mesmo dia, Lula também almoçou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em uma tentativa de articular apoio para avançar a agenda econômica e social do governo no Legislativo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-reafirma-apoio-politico-a-hugo-motta-apos-crise-do-iof/