
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (15) o julgamento da ação penal contra a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), acusada de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo. O ministro Kassio Nunes Marques, que havia pedido vista do processo em março, foi o primeiro a votar nesta etapa, e o único, até agora, a defender a absolvição da parlamentar. Seu voto, no entanto, não foi detalhado por escrito.
Em março, quando o caso foi analisado inicialmente, seis ministros já haviam votado pela condenação de Zambelli a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto: Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli.
O relator também defendeu a perda do mandato da deputada em razão da condenação criminal. O julgamento ocorre no plenário virtual, e os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Luiz Fux e Edson Fachin devem ser registrados até a próxima sexta-feira (22).
O caso
A ação penal refere-se a um episódio ocorrido em outubro de 2022, às vésperas do segundo turno das eleições, quando Zambelli sacou uma arma e apontou para o jornalista Luan Araújo em uma via pública de São Paulo. A situação se desenrolou após uma discussão durante um ato político no bairro dos Jardins.
De acordo com o relator Gilmar Mendes, a conduta da deputada não se justifica no Estado Democrático de Direito. “Ao entrar no estabelecimento comercial com a arma em punho, ordenando que o jornalista se deitasse no chão, ela claramente o subjugou mediante grave ameaça”, afirmou.
Outra condenação e fuga para a Itália
Se confirmada, esta será a segunda condenação de Zambelli no STF. Em maio, ela foi sentenciada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes da prisão, a deputada fugiu para a Itália, onde também tem cidadania. No fim de julho, as autoridades italianas a localizaram e prenderam, após inclusão na difusão vermelha da Interpol. A Justiça da Itália decidiu mantê-la presa, e o Brasil solicitou sua extradição. Não há prazo para uma decisão final sobre o pedido.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/stf-retoma-julgamento-de-carla-zambelli-por-porte-ilegal-de-arma-e-ameaca/