15 de agosto de 2025
EUA podem não reconhecer eleições de 2026 sem participação de
Compartilhe:

O senador Flávio Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (15), durante agenda no Rio de Janeiro ao lado do governador Cláudio Castro, que existe a possibilidade de os Estados Unidos não reconhecerem o resultado das eleições presidenciais de 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não participe do pleito.

“Uma eleição sem ele aqui, será uma eleição completamente ilegítima. E uma outra coisa que o governo Lula e Alexandre de Moraes têm que levar em consideração: se as eleições de 2026 acontecem sem a presença do presidente Bolsonaro, nós temos um previsível e trágico destino de as eleições sequerem serem reconhecidas pelos Estados Unidos”, afirmou o senador, que participou com o governador da cerimônia de entrega de 16 veículos semiblindados à Polícia Militar.

TSE tornou Bolsonaro inelegível por oito anos

Jair Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos, em 2023, após o TSE concluir que ele cometeu abuso de poder político e usou indevidamente os meios de comunicação. A decisão teve como base uma reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros, na qual o então presidente fez ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

O senador também voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e reforçou a defesa de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. A fala ocorre a pouco mais de duas semanas do início do julgamento no STF que apura a suposta tentativa de golpe de Estado. O presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin, marcou para 2 de setembro a primeira sessão, que terá Jair Bolsonaro e outros sete réus no banco dos acusados.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eua-podem-nao-reconhecer-eleicoes-de-2026-sem-participacao-de-bolsonaro-afirma-flavio-veja-video/