O ex-presidente Jair Bolsonaro saiu de sua residência, em um condomínio no Lago Sul, em Brasília, na manhã deste sábado (16), pela primeira vez desde que começou a cumprir prisão domiciliar, em 4 de agosto. A autorização foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele realizasse exames clínicos em um hospital particular da capital.
Bolsonaro chegou ao Hospital DF Star por volta das 9h e permanecia no local até as 11h30. Ao liberar a saída, Moraes determinou que o ex-presidente deve retornar ao condomínio em até oito horas e apresentar, no prazo de 48 horas, um atestado de comparecimento detalhando os procedimentos médicos realizados.
Entre os exames previstos estão sangue, urina, endoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiograma. Segundo sua defesa, os procedimentos se fazem necessários porque Bolsonaro tem apresentado episódios de refluxo e soluços persistentes nos últimos dias.
Desde o atentado à faca sofrido em 2018, durante a campanha presidencial, o ex-presidente passou por várias cirurgias na região abdominal e precisa de acompanhamento médico constante devido às sequelas das lesões nos intestinos.
Mesmo durante a saída temporária, Bolsonaro segue monitorado por tornozeleira eletrônica. A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap-DF) acompanha todo o deslocamento.
Moraes determinou a prisão domiciliar no último dia 4, ao entender que o ex-presidente utilizava as redes sociais dos filhos – Eduardo, Flávio e Carlos Bolsonaro – para burlar a proibição de se manifestar em plataformas digitais.
As medidas cautelares fazem parte do inquérito em que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é investigado por articulações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em medidas de retaliação contra autoridades brasileiras e ministros do STF. Em março, Eduardo deixou temporariamente o mandato e mudou-se para os Estados Unidos alegando perseguição política.
No mesmo processo, Jair Bolsonaro é acusado de ter enviado recursos, via Pix, para financiar a estadia do filho no exterior. Ele também é réu na ação penal que apura uma suposta trama golpista, cujo julgamento está previsto para setembro.
*Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/bolsonaro-deixa-prisao-domiciliar-pela-primeira-vez-para-realizar-exames-medicos-em-brasilia/
