
A edição de 2025, que termina este sábado, recebeu mais de 120 mil pessoas durante os quatro dias de concerto no recinto do festival e o Festival Sobe à Vila.
Este ano, mais de 120 mil pessoas encheram a vila de Paredes de Coura durante o Vodafone Paredes de Coura. Foram dias marcados pelo espírito bucólico e irreverente que faz do festival um dos mais icónicos e antigos do País.
No anfiteatro natural da música, nomes como Zaho de Sagazan, Lola Young, Vampire Weekend Portugal. The Man e Mk.gee deram corpo a um cartaz fiel à identidade do festival: revelar novos talentos e celebrar artistas consagrados. O Palco BacanaPlay, dedicado às novas gerações, foi responsável por abrir e encerrar a festa diariamente, com actuações enérgicas de Don West, Fat Dog, bar italia e Lambrini Girls, que conquistaram o público. Este sábado é marcado pelo encerramento: AIR, Franz Ferdinand, Sharon Van Etten e Gurriers fazem as honras da casa, para fechar mais uma edição memorável.

O aquecimento para esta edição, começou com o Festival Sobe à Vila – Palco Super Bock entre os dias 10 e 12 de Agosto. Frenéticas actuações que iniciaram no ambiente intimista da Caixa da Música e logo passaram para o centro da vila de Paredes de Coura, em que milhares de pessoas dançaram ao som das actuações de TRAVO, Botafogo e The Ema Thomas.
Na margem do rio Coura, na Praia fluvial do Taboão, a iniciativa Jazz na Relva by Pleno trouxe concertos que antecederam a abertura de portas. Dora Morelenbaum, Caio e Marta Lima, artista natural de Paredes de Coura, foram alguns dos artistas que passaram por este palco e, refrescaram as tardes de campistas e visitantes. Este ano, a rubrica “Sair da Sombra” também regressou ao Palco Jazz na Relva by Pleno com a divulgação ao vivo dos podcasts “Vamos Viajar na Maionese” de Hugo Van Der Ding e Tiago Ribeiro, “Lei da Paridade” de Adriana Cardoso, Maria Castello Branco e Leonor Rosas, “A Leste do Couraíso” de Inês Henriques e Catarina Fernandes e a apresentação do livro “Fora de Horas”: O retrato de uma geração de músicos à rasca de Hugo Geada.
As Vodafone Music Sessions também regressaram, por serem uma das iniciativas mais emblemáticas da Vodafone no festival. Este ano, a Vodafone deu voz a artistas nacionais e internacionais nos três miniconcertos da iniciativa: Cass McCombs, Unsafe Space Garden e Lariad Dj Set proporcionaram momentos de grande intimidade com o público do festival em ambientes inusitados. O Parque das Portas do Corno de Bico, a Capela de São Francisco e Sra. da Peneda e as margens do Rio Coura, na Praia fluvial do Taboão, foram, respetivamente, os locais escolhidos para estes concertos. Esta iniciativa da Vodafone, patrocinadora principal do festival, proporciona uma maior cumplicidade entre os artistas e o público e permite, ao mesmo tempo, divulgar locais de Paredes de Coura, terra cujo quotidiano se confunde com o do festival por estes dias.
Em 2026, o Vodafone Paredes de Coura volta a celebrar a música entre 12 e 15 de Agosto, prometendo um cartaz surpreendente e recheado de boa música. Juntos, a Ritmos e a Vodafone vão continuar a trabalhar para elevar o Vodafone Paredes de Coura, mantendo a parceria de sucesso, que proporciona momentos inesquecíveis a todos os que vivem a música no seu habitat natural.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/vodafone-paredes-de-coura-regressa-de-12-a-15-de-agosto-de-2026/