
O Maranhão está se preparando para realizar a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CEDRSS), etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional, que tem como objetivo construir uma agenda política estratégica capaz de responder aos desafios da transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural.
O lema desta edição é “O Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”. A Conferência Estadual será realizada nos dias 29 e 30 de outubro, em São Luís.
A Conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus). Conta ainda com apoio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), executado pela SAF em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
A mobilização integra a retomada nacional da agenda rural brasileira, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e da democracia no campo.
Para consolidar a etapa estadual, municípios e territórios do Maranhão estão realizando suas próprias conferências municipais e territoriais, reunindo poder público e sociedade civil para debater prioridades locais de desenvolvimento rural. Nessas etapas, também são eleitos delegados que representarão a população do campo na Conferência Estadual e, posteriormente, na Nacional.
O evento estadual terá como base cinco eixos principais: Emergência Climática, Sistemas Alimentares, Terra e Água, Direitos Sociais e Políticas Públicas. Temas que estão presentes no dia a dia da população rural e que são essenciais para orientar políticas públicas e estratégias de desenvolvimento sustentável.
Segundo o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a Conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva pela agricultura familiar e pelo desenvolvimento rural do Maranhão. “A Conferência representa um momento histórico de diálogo e construção coletiva. É a oportunidade de ouvir os trabalhadores e trabalhadoras rurais, lideranças comunitárias e gestores públicos para que possamos definir juntos os caminhos do desenvolvimento rural sustentável no Maranhão e no Brasil. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar e garantir dignidade e bem-viver para quem vive e produz no campo,” disse o secretário Bira do Pindaré.
A presidente do Cedrus, Marileide Costa, afirmou que a Conferência representa a participação popular e social da população que lida com o campo. “A Conferência é um espaço fundamental de participação social. Ao realizarmos as etapas municipais e territoriais, garantimos que cada comunidade rural tenha voz ativa na definição das prioridades para o desenvolvimento do campo. É a partir dessas escutas que vamos construir propostas sólidas e alinhadas à realidade de cada território,” destacou Marileide Costa.
As conferências municipais, territoriais ou intermunicipais poderão ser realizadas até o mês de setembro, seguindo o calendário que está sendo construído, mas que já conta com datas pré-definidas para os meses de agosto/setembro:
Conferências Territoriais – Territórios homologados pelo Condraf
20/08 – Vale do Itapecuru (Município de Itapecuru-Mirim)
29/08 – Campos e Lagos (Município de São Bento)
02/09 – Lençóis Munim (Município de Cachoeira Grande)
04/09 – Cerrado Sul (Município de São Raimundo das Mangabeiras)
18/09 – Alto Turi Gurupi (Município de Santa Luzia do Paruá)
Conferências Intermunicipais – Territórios não homologados pelo Condraf
26/09 – Cerrado amazônico (Município de Amarante do Maranhão)
30/09 – Vale do Pindaré (Município de Pindaré Mirim)
Conferências Municipais – Territórios homologados pelo Condraf
22/08 – Baixada Ocidental (Município de Serrano)
20/08 – Cocais (Município de Coroatá)
27/08 – Cocais (Município de Parnarama)
Conferências Municipais – Territórios não homologados pelo Condraf
16/09 – Vale do Pindaré (Município de Alto Alegre do Pindaré)
25/09 – Cerrado Amazônico (Município de Itinga)
25/09 – Cerrado Amazônico (Município de Imperatriz)
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/programacao/2025/08/maranhao-se-prepara-para-a-3a-conferencia-estadual-de-desenvolvimento-rural-sustentavel-e-solidario/