O secretário de Governo da Prefeitura de Imperatriz, Clayton Noleto (PSB), entregou nesta segunda-feira (18) ao prefeito Rildo Amaral (PP) o pedido de exoneração do cargo.

A decisão foi anunciada em nota oficial, na qual o ex-secretário afirma que a conjuntura política estadual exige “definições claras e alinhamentos coerentes” com os valores que defende.

Ex-secretário de Infraestrutura do Estado e primeiro suplente de deputado federal, Noleto é aliado histórico do vice-governador Felipe Camarão (PT), hoje pré-candidato ao governo do Maranhão. A saída do cargo é lida nos bastidores como um gesto de coerência política e de alinhamento definitivo ao campo liderado por Camarão, em oposição ao projeto do governador Carlos Brandão (PSB), que se movimenta para viabilizar o nome do sobrinho Orleans Brandão para a sucessão estadual em 2026.

O movimento ocorre em meio ao aumento das tensões entre os grupos dinista e brandonista, cuja unidade, construída em torno de Flávio Dino em 2014, encontra-se hoje definitivamente rompida.

Nos bastidores, o pedido de exoneração é tratada como mais um capítulo da disputa pela hegemonia do campo governista no Maranhão, um embate que deve se intensificar a medida que a sucessão estadual de 2026 se aproxima.