19 de agosto de 2025
O que é o “golpe do presente”? Veja como funciona
Compartilhe:

Apareceu um entregador em sua residência para entregar um “presente” no dia do seu aniversário, Dia das Mães, Dia dos Pais ou em outras datas comemorativas e, até mesmo, alegando que você foi sorteado em algo? Sempre suspeite desse tipo de ação, pois pode ser golpe. A seguir, o Olhar Digital traz todos os detalhes relacionados a essa fraude e como se proteger. 

Golpe do presente: entenda como funciona e como se tornar uma vítima

O “golpe do presente” é mais uma armadilha criada por criminosos para enganar as pessoas e conseguir dinheiro delas. De alguma maneira, os golpistas conseguem ter acesso aos dados pessoais da vítima. Geralmente, entram em contato por telefone para avisar que estão indo entregar um produto, que deve ser recebido pessoalmente.

Leia mais:

  • O que é e como funciona o golpe do QR Code?
  • Como destruir informações pessoais em envelopes e embalagens
  • Como denunciar um motorista da Uber

Então, aparecem na casa da pessoa com bolos, flores e até cosméticos. É nesse momento que o golpe acontece, pois o falso entregador diz que a pessoa precisa pagar uma taxa. Para isso, ele cria argumentos como a necessidade de pagamento do frete. 

Entrega de um bolo de aniversário – Imagem: Xolodan/Shutterstock

Ao convencer a vítima, o golpista faz uso de uma maquininha de cartão para inserir o valor que deve ser pago. Porém, ele manipula essa quantia, cobrando um preço maior do que o avisado, gerando um grande prejuízo financeiro em quem está recebendo o presente. 

O golpe também pode ser aplicado online, por e-mail, WhatsApp ou SMS. No meio virtual, o criminoso finge ser um representante de uma loja ou marca famosa. Então, ele afirma que tem um brinde e solicita o pagamento por meio de Pix para fazer a entrega. 

ATENÇÃO!

No ato da entrega também podem acontecer outros golpes, como clonar o cartão de crédito, duplicar o pagamento e descobrir a sua senha. O criminoso, às vezes, também solicita que a vítima tire uma selfie para receber o presente. Porém, na verdade, o golpista deseja realizar uma autenticação biométrica para acessar a conta bancária dela.

Entrega
Pessoa uniformizada realizando uma entrega – Imagem: Dragon Images/Shutterstock

Como se proteger?

Para se proteger, é essencial redobrar a sua atenção. Por exemplo, sempre desconfie de entregas surpresas em sua casa e tente obter informações antes de receber o item. O ideal é entrar contato com quem o criminoso diz ter enviado o presente ou até mesmo com a possível loja que está realizando a entrega e certificar-se de que o produto realmente foi mandado para a sua residência.

Alinhado a isso, não pague uma taxa extra. Geralmente, fretes e taxas de compras feitas online ou por terceiros de alguma maneira já são pagos por quem está enviando o presente. 

Pagamento com cartão
Pagamento com cartão – Imagem: Roman Samborskyi/Shutterstock

Além disso, se você receber alguma mensagem afirmando que há um presente para ser entregue em sua residência, confirme se o contato é realmente o oficial da loja. 

Se decidir pagar a taxa, confirme o valor no visor da maquininha do cartão ou no campo de pagamento do aplicativo, caso a transação seja feita por Pix. Também não entregue o cartão ao entregador, pois, se for um golpe, há o risco de ele trocá-lo.

O post O que é o “golpe do presente”? Veja como funciona e como se prevenir apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/19/seguranca/o-que-e-o-golpe-do-presente-veja-como-funciona-e-como-se-prevenir/