
Mais de uma semana após o término da Exposição Agropecuária de Campos (ExpoCampos), o evento continua gerando polêmicas e debates públicos. O estopim foi um episódio envolvendo o deputado estadual Renan Jordy (PL), acusado de ter provocado tumulto para entrar no evento.
Na segunda-feira (18), o parlamentar usou as redes sociais para rebater as críticas, atacando diretamente o organizador da feira, o empresário Sérgio Ribeiro, e o ex-governador Anthony Garotinho. Sobrou até mesmo para o ex-governador Leonel Brizola, alvo de declarações ofensivas.
O impasse começou quando Sérgio Ribeiro, proprietário da Excess Produções e responsável pela organização da ExpoCampos, publicou um vídeo no Instagram relatando que um deputado estadual teria chegado “alterado”, alegando estar no local para realizar uma fiscalização.
Segundo Ribeiro, o parlamentar tentou forçar a entrada, chegou a jogar o carro contra seguranças e só se acalmou após ter acesso ao camarote sem pagar. O empresário disse não saber de quem se tratava, mas pediu que eventuais vídeos do incidente fossem divulgados.
O deputado Thiago Rangel (Avante), que é de Campos, chegou a se pronunciar no plenário da Assembleia Legislativa (Alerj) para esclarecer que não tinha sido o causador do tumulto. Dias depois, Anthony Garotinho revelou em suas redes sociais que o político em questão era Renan Jordy. E provocou: “Como diz em Campos dos Goytacazes, seu RENAN, quem não sabe beber, bebe mijo.”
Em resposta, Jordy partiu para o ataque, chamando Ribeiro de “mafioso” e Garotinho de “ex-presidiário” e “palpiteiro de política”. O deputado disse ainda que seguranças teriam sido enviados para impedir sua fiscalização e garantiu que pretende encaminhar requerimentos à 134ª DP (Campos) para apurar supostos crimes ocorridos durante o evento. “Verificamos a desorganização e a insegurança de todos que lá estavam”, afirmou.
Críticas a Brizola
Na publicação subsequente, postado em seu story, Jordy direcionou suas críticas também a Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro falecido em 2004. No vídeo, chamou Brizola de “o maior vagabundo que o estado do Rio já teve à frente da governadoria” e fez referência ofensiva, associando o sobrenome do ex-governador a drogas.
Na mesma publicação, o deputado justificou sua atuação dizendo que foi eleito para fiscalizar e que não se intimidará com as críticas.
“Nos últimos dias, nosso trabalho de fiscalização foi alvo de ataques por parte de mafiosos e corruptos, que tentaram impedir que revelássemos o que todos já constataram: a total falta de organização da Exposição de Campos. Hoje, iniciamos uma série de requerimentos para apurar os crimes cometidos durante o evento e, se confirmadas as irregularidades, penalizar a empresa responsável. Fui eleito para isso, e ninguém vai nos calar. Muito menos um ex-presidiário como esse”, escreveu na postagem.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-deputado-renan-jordy-rebate-garotinho-e-empresario-apos-confusao-na-expocampos/