
A queda de braço entre Apple e Epic Games acaba de ganhar um novo episódio – e ele tem como pano de fundo o Brasil. A empresa responsável pelo sucesso Fortnite processou a big tech por causa das taxas e da forma de pagamento engessada da App Store.
A Epic obteve algumas vitórias ao redor do mundo, parecia ter conseguido o mesmo no Brasil, mas a data de relançamento do game acaba de ser adiada.
Leia mais
- Como jogar Fortnite: 10 dicas para iniciantes
- 8 jogos de tiro online gratuitos para jogar na Steam
- Veja 8 opções de jogos indies brasileiros por menos de R$ 100
Em comunicado nas redes sociais, a desenvolvedora informou que o retorno de Fortnite ao iOS ocorrerá apenas em outubro e não mais em 21 de agosto.
A justificativa é que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu negociações com a Apple, que ganhou essas semanas a mais para se adequar às novas regras.
O lançamento do Fortnite e da Epic Games Store no Brasil foi adiado de agosto para outubro.
O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) iniciou negociações com a Apple, e adiou o prazo para a empresa se adequar às medidas provisórias. Torcemos para que o CADE consiga… https://t.co/17LMCZ9IA3
— Fortnite Brasil (@Brasil_Fortnite) August 18, 2025
Um pouco mais sobre o caso
- Essa data de 21 de agosto era o prazo limite para a Apple abrir o iOS para lojas e aplicativos de terceiros no Brasil.
- O CADE entendeu que a maçã tinha um comportamento inadequado, determinando que a empresa permitisse a distribuição de aplicativos alternativos e links de pagamento de terceiros.
- A Epic entrou com processos no mundo todo contra a Apple após a big tech ter removido Fortnite da App Store em 2020.
- De lá para cá, a Epic já obteve importantes vitórias em países como Estados Unidos, União Europeia, Japão e, mais recentemente, Austrália.
- Nos EUA, a volta de Fortnite fez um sucesso estrondoso.
- Em maio deste ano, o aplicativo foi o mais baixado da App Store após esse hiato de 5 anos longe dos iPhones e iPads.
- O público brasileiro espera por sua vez, já que estamos falando de um jogos de battle royale mais populares do planeta.
O que aconteceu em 2020?
A guerra entre as duas empresas começou no final de 2020, quando a Epic tentou contornar a taxa de 30% que fica para a Apple em qualquer compra dentro dos aplicativos.
A Epic discordava desse formato e da grande fatia que fica para a maçã. O que a companhia fez, então? Adicionou uma nova opção de pagamento direta no Fortnite, levando com que a empresa de Steve Jobs removesse o jogo da App Store e encerrasse a conta do desenvolvedor.
A medida drástica motivou a Epic a abrir processos contra a Apple no mundo todo, acusando a big tech de comportamento anticompetitivo. Além das taxas elevadas, criticava também o fato de a maçã proibir qualquer forma alternativa de pagamento fora de seu ecossistema.

O CADE, assim como tribunais de outros países, entendeu que a Epic tem razão. E apesar desse último adiamento, a decisão pró-Epic parece definitiva.
As informações são do 9to5Mac.
O post Você terá de esperar um pouco mais para jogar Fortnite no seu iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/19/games-e-consoles/voce-tera-de-esperar-um-pouco-mais-para-jogar-fortnite-no-seu-iphone/