
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), aponta uma leve melhora na percepção dos brasileiros sobre a economia e reflexos positivos na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para 22% dos entrevistados, a economia apresentou melhora nos últimos 12 meses. Trata-se do melhor índice da série desde março deste ano, quando apenas 16% tinham essa percepção.
A evolução tem sido gradual: 18% em maio, 21% em julho e agora 22% em agosto. Apesar da melhora, o cenário ainda é majoritariamente negativo. Quase a metade dos brasileiros (46%) acredita que a economia piorou no período, enquanto 30% dizem que permaneceu igual. Outros 2% não souberam ou não responderam.
Percepção sobre alimentos
A sondagem também mostra uma mudança significativa no olhar dos consumidores sobre os preços dos alimentos. Hoje, 60% afirmam que os itens ficaram mais caros no último mês, contra 76% em julho. Já a percepção de que os preços caíram mais que dobrou, passando de 8% para 18%.
Esses dados acompanham a realidade medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE. Em julho, o grupo alimentação registrou queda de 0,27%. No mês anterior, a retração havia sido de 0,18%. Entre os produtos que puxaram a redução, destacam-se o café, com queda de 10,1%, e a batata-inglesa, cujo preço caiu 20,27%.
Aprovação de Lula em alta
A pesquisa reforça a recuperação gradual da imagem do governo. A aprovação de Lula subiu para 46%, ante 43% em julho. Embora ainda minoritária, a desaprovação também recuou: hoje é de 51%, contra 53% no mês passado e 57% em maio, o pior índice do atual mandato.
Esse é o segundo avanço consecutivo do governo na série histórica, sinalizando uma reação após meses de queda.
Metodologia
O levantamento foi realizado entre 13 e 17 de agosto em oito estados — São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Ao todo, 12.150 pessoas com 16 anos ou mais foram entrevistadas presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Leia mais:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/percepcao-de-melhora-da-economia-sobe-pela-3a-vez-seguida-e-chega-a-22-diz-quaest/