21 de agosto de 2025
Gleisi defende Dino e responsabiliza Bolsonaro por sanções contra o
Compartilhe:

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), saiu em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino após a decisão que trata da validade de leis estrangeiras em território brasileiro. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (20), Gleisi reforçou que o magistrado agiu em defesa da soberania do país e acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter provocado o atual impasse envolvendo o sistema financeiro nacional.

A manifestação ocorreu dois dias depois de Dino determinar que empresas e órgãos que atuam no Brasil estão proibidos de aplicar “restrições decorrentes de atos unilaterais estrangeiros”. A decisão foi tomada no contexto das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, também integrante do STF.

Defesa da soberania

Para Gleisi, a medida adotada por Dino protege não apenas o Judiciário, mas a autonomia do Brasil diante de pressões externas. “Quem agrediu o sistema financeiro no Brasil foi Donald Trump, provocado por Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo. O ministro Flavio Dino tomou uma decisão em defesa da soberania nacional, das nossas leis e até dos bancos que operam em nosso país. Agiu em legítima defesa do Brasil”, escreveu a ministra no X.

Além de exaltar a decisão do ministro, Gleisi voltou a criticar o papel de Bolsonaro na relação com Washington, apontando que a aproximação com Trump abriu espaço para a imposição de medidas que agora atingem instituições brasileiras.

Críticas ao impacto econômico

A ministra também comentou os efeitos da decisão no mercado financeiro e as dificuldades enfrentadas pelos bancos diante do impasse sobre a aplicação da Lei Magnitsky, legislação dos EUA usada para impor sanções a indivíduos estrangeiros. Para ela, a instabilidade atual está diretamente ligada à atuação do ex-presidente.

“A especulação com o valor das ações dos bancos é mais uma parcela do Custo Bolsonaro, que recai sobre o país desde que ele se aliou a Trump para fugir do julgamento por seus crimes”, destacou.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/gleisi-defende-dino-e-responsabiliza-bolsonaro-por-sancoes-contra-o-brasil/