Nesta segunda-feira (13), o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) apresentou o edital Dança Maranhão, anteriormente denominado Dança Aqui, com uma proposta renovada e ampliada. Além dos projetos de videodanças de variados estilos – como balé, dança contemporânea, danças urbanas, jazz, cultura popular, stiletto, vogue, salão, entre outros.
O edital agora incluirá propostas de mini documentários que abordem diferentes estilos e expressões presentes no Maranhão, bem como personalidades relevantes, biografias, e outros temas relacionados à dança e à cultura local.
Os vídeos concorrentes deverão ter duração máxima de quinze minutos e serão exibidos em uma mostra nas redes sociais do CCVM.
Para este ano, serão selecionadas 10 propostas, aumentando o número em relação ao ano anterior. Além disso, o valor da premiação também foi ampliado, passando a ser de 7 mil reais.
O edital está aberto para artistas maranhenses da dança e do audiovisual, desde que desenvolvam projetos relacionados à arte do movimento.
A chamada pública do Dança Maranhão é um dos principais editais de incentivo aos profissionais da dança no estado. Jozy Negroni, artista contemplada no ano de 2023, destaca a importância do edital ao trazer para o protagonismo pessoas que são “grandes diamantes dentro da cena local” e ao possibilitar a criação de movimentos, expressões e relações que antes não eram exploradas.
Os interessados podem acessar o regulamento disponível no site da instituição e as inscrições estão abertas até o dia 14 de junho.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/05/ccvm-lanca-edital-danca-maranhao-para-impulsionar-a-arte-com-premiacao-de-r-7-mil/