
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (20), a concessão do Prêmio Marielle Franco à atriz Dira Paes. A iniciativa partiu da deputada Renata Souza (Psol) em reconhecimento à contribuição da artista não apenas para o cinema nacional, mas também para a promoção dos direitos humanos, do meio ambiente e dos povos tradicionais.
Nascida em Abaetetuba, no Pará, e criada em Belém, Dira é formada em Filosofia e Artes Cênicas pela UNIRIO. Sua carreira começou em 1984, com o longa internacional “A Floresta de Esmeraldas”, e desde então ela se consolidou como uma das atrizes mais premiadas do país.
Com mais de 35 filmes no currículo, recebeu distinções em importantes festivais e premiações nacionais, incluindo dois troféus Grande Otelo, três Prêmios Guarani, dois APCA, além de cinco troféus Candango no Festival de Brasília e três Kikitos no Festival de Gramado.
Entre os trabalhos de destaque estão “Dois filhos de Francisco” (2005), “Amarelo Manga” (2002), “Baixio das Bestas” (2007) e “A Festa da Menina Morta” (2008).
Defesa dos direitos humanos
Além da carreira artística, Dira é idealizadora e diretora-executiva do Festival de Belém do Cinema Brasileiro e integra o Movimento Humanos por Direitos (MHuD), organização que atua em causas sociais ligadas ao combate ao trabalho escravo, proteção de crianças e adolescentes, além da defesa dos povos indígenas, quilombolas e do meio ambiente.
Segundo a deputada Renata Souza, a premiação reflete a relevância da artista como referência nacional. “Sua atuação pela dignidade humana e pelos direitos dos povos tradicionais a torna merecedora desse reconhecimento”, destacou.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/dira-paes-recebera-premio-marielle-franco-da-assembleia-do-rio/