21 de agosto de 2025
“Não seremos colônia de ninguém”
Compartilhe:

Foto: Manoel Porto

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, convocou os trabalhadores a ocuparem as ruas no próximo 7 de Setembro, Dia da Independência, em mobilização nacional pela soberania. O ato, organizado em conjunto com as centrais sindicais, será realizado sob o lema: “Quem manda no Brasil é o povo brasileiro.”

Para Adilson, a conjuntura exige uma resposta firme das forças populares diante das ameaças do governo Trump sobre o país: “O Brasil enfrenta uma pressão inédita do imperialismo contra a independência do nosso Poder Judiciário e a imposição de um tarifaço arbitrário e injusto, com o infame apoio de uma quinta coluna liderada pelo Clã Bolsonaro. É preciso reagir: nossa pátria não pode e não vai ficar de joelhos diante dos EUA e retroceder à condição de colônia”, afirmou.

Além da CTB, a mobilização do 7 de Setembro contará com a presença de outras centrais sindicais do país, como CUT, Força Sindical, UGT, NCST, CSB, Intersindical e Pública, além de movimentos sociais e estudantis. As entidades divulgaram uma carta conjunta destacando a gravidade do momento atual e convocando a união das forças progressistas.

“O Brasil vive um momento decisivo”, diz o documento. “Não aceitaremos que interesses externos ditem o destino do país. Governo, empresários comprometidos com a pátria e trabalhadores devem apostar no fortalecimento do consumo interno e na conquista de novos mercados para nossas exportações”, afirmam as centrais.

Fonte: https://horadopovo.com.br/ctb-chama-povo-as-ruas-no-7-de-setembro-nao-seremos-colonia-de-ninguem/