21 de agosto de 2025
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses aparece em 3° lugar como
Compartilhe:

A Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur-MA) divulgou dados que revelam um crescimento expressivo no fluxo turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, abrangendo os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro. Entre janeiro e julho de 2025, foram registrados 381.131 visitantes, contra 277.091 no mesmo período de 2024, o que representa um aumento de 37,55% na visitação.

O monitoramento feito pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) traz dados da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Socioeconômico de Barreirinhas e da Secretaria Municipal de Turismo de Santo Amaro do Maranhão. Os números mostram que o destino segue como referência no ecoturismo nacional, atraindo cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros.

Esse desempenho positivo traz benefícios para toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, mas também aponta para a necessidade de estratégias voltadas à preservação ambiental, ordenamento turístico e desenvolvimento sustentável, com a atuação conjunta da Setur-MA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), prefeituras, trade turístico e sociedade civil.

A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, reforçou sobre essa união de esforços para manter o equilíbrio entre turismo e natureza. “O turismo nos Lençóis Maranhenses precisa ser sinônimo de desenvolvimento sustentável. Por isso, trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e outras pastas para promover ações de preservação, ordenamento e educação ambiental, garantindo que as futuras gerações possam desfrutar desta maravilha natural”, afirmou.

Para o superintendente do Polo Lençóis e Delta, Jorge Babica, os dados confirmam a força turística da região que está sendo potencializada por um trabalho contínuo de gestão participativa.

“O crescimento no número de visitantes mostra que o mundo está olhando para os Lençóis Maranhenses, ao mesmo tempo em que nos lembra da responsabilidade de cuidar e preservar este patrimônio natural. Estamos intensificando ações de ordenamento e qualificação para que a experiência do turista seja positiva e, ao mesmo tempo, sustentável”, disse Babica.

O coordenador do Observatório do Turismo da Setur-MA, Igor Almeida, ressaltou a importância de planejar o crescimento para evitar impactos ambientais.

“O aumento de mais de 37% na visitação é reflexo de um trabalho integrado de promoção e melhoria da infraestrutura turística. É essencial que essa expansão venha acompanhada de políticas públicas voltadas para o manejo ambiental, garantindo que o impacto seja o menor possível”, ressalta Igor.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo-e-viagens/2025/08/fluxo-turistico-nos-lencois-maranhenses-cresce-3755-nos-primeiros-sete-meses-de-2025/