21 de agosto de 2025
Deputado Zé Trovão ameaça de morte Alexandre de Moraes durante
Compartilhe:

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) protagonizou um momento de tensão na noite desta quarta-feira (20) durante uma sessão na Câmara dos Deputados. Em um discurso em defesa do pastor Silas Malafaia, que foi alvo de mandado de busca e apreensão autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o parlamentar ameaçou diretamente o ministro Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes, presta atenção: o seu dia, o seu fim está próximo e nós vamos acabar com a sua vida”, disse Zé Trovão, em tom exaltado, ao criticar as decisões da Corte.

A declaração repercutiu imediatamente e gerou forte reação entre parlamentares e nas redes sociais. Pouco depois, o deputado voltou ao microfone para tentar amenizar o tom e reformular sua fala:

“Quero fazer uma correção. Eu disse ‘destruir a sua vida’ e isso não é verdade de maneira nenhuma. Nós não estamos aqui para destruir vidas, e sim as ações erradas que ele tem tomado. Quero retirar essa palavra. Nós vamos acabar com a injustiça que ele comete”, afirmou.

Contexto da operação contra Malafaia

O pastor Silas Malafaia foi abordado por agentes da Polícia Federal no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ao desembarcar de Lisboa, onde participava de eventos da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

A operação foi autorizada por Alexandre de Moraes, que afirmou em sua decisão que as condutas de Malafaia, “em vínculo subjetivo” com o ex-presidente Jair Bolsonaro, configuram atos executórios dos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação de infrações penais ligadas a organização criminosa.

Bolsonaro e Eduardo também são alvos

No mesmo dia, a PF indiciou Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no âmbito da mesma investigação. Moraes determinou, no mês passado, que o ex-presidente utilizasse tornozeleira eletrônica e proibiu contato com autoridades estrangeiras e com o próprio filho.

Segundo o STF, Bolsonaro e aliados atuaram nos Estados Unidos para pressionar ministros da Corte, buscando um suposto perdão pela tentativa de golpe de Estado. Como descumpriu medidas cautelares ao participar remotamente de manifestações de apoiadores, o ex-presidente passou a cumprir prisão domiciliar.

Na decisão que determinou o novo regime, Moraes escreveu:

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro, pois o réu produziu material para redes sociais de seus filhos e apoiadores, com claro incentivo a ataques ao STF.”

Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro mantém uma série de articulações políticas nos Estados Unidos, buscando apoio internacional e tentando influenciar o julgamento do pai.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-ze-trovao-ameaca-de-morte-alexandre-de-moraes-durante-sessao-na-camara/