21 de agosto de 2025
Projeto social oferece autonomia feminina por meio de cursos de
Compartilhe:

Por meio de ações educativas, culturais e econômicas voltadas à prevenção da violência de gênero, um projeto social da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/MA vem promovendo mudanças significativas na vida de meninas e mulheres no Maranhão. Selecionado pelo Edital 004 de Responsabilidade Social da Fenae e desenvolvido em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, o projeto “Sou Porque Somos” aposta no empoderamento feminino e na igualdade de gênero no Quilombo Urbano do Bairro da Liberdade, em São Luís.

A iniciativa é realizada na sede da Associação dos Remanescentes Quilombolas Urbanos e oferece cursos trimestrais. O primeiro deles, de comunicação básica, buscou capacitar meninas e mulheres em aulas práticas e teóricas sobre fotografia, vídeo, aplicativos de edição e criação de cards. A proposta é dar mais autonomia nos trabalhos criativos, ampliar ferramentas para registrar e denunciar abusos ou casos de violência e ainda abrir caminhos para a geração de renda, como a produção de conteúdo para e-commerce e cobertura de eventos. O próximo curso será voltado para o artesanato, com foco no fortalecimento da independência econômica.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de transformação.
“Infelizmente, o Maranhão ainda está entre os estados mais pobres do Brasil. Com este projeto, buscamos oferecer oportunidades para que essas mulheres assumam o protagonismo e o comando de suas vidas, conquistando autonomia financeira e condições de viver com dignidade, longe da violência que tantas vezes as vitimiza. É uma grande satisfação poder contribuir com uma causa tão nobre”, afirmou.

Na avaliação de Giselle Menezes, presidente da Apcef/MA e coordenadora da ONG Moradia e Cidadania, o diferencial está no protagonismo feminino.
“Mais do que um projeto isolado, esta iniciativa promove a emancipação feminina e reforça nosso compromisso com a igualdade de gênero. Ao investir na autonomia e no desenvolvimento das mulheres, ajudamos a construir uma sociedade mais justa, criando espaços para que prosperem, cresçam e se destaquem. Cada conquista delas é também uma vitória coletiva, que mostra como juntos podemos transformar vidas e inspirar um futuro mais solidário e inclusivo”, ressaltou.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/projeto-social-oferece-autonomia-feminina-por-meio-de-cursos-de-comunicacao-e-geracao-de-renda/