
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro tem até as 20h34 desta sexta-feira (22) para apresentar esclarecimentos sobre o pedido de asilo político localizado pela Polícia Federal (PF) em seu celular. A determinação foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu prazo de 48 horas a partir da intimação dos advogados.
O ministro destacou a possibilidade de fuga do país e apontou reiterados descumprimentos das medidas cautelares que proíbem Bolsonaro de usar redes sociais, inclusive por meio de terceiros.
“Diante do exposto – Intime-se a defesa de Jair Bolsonaro para que, no prazo de 48 horas, preste esclarecimentos sobre os reiterados descumprimentos das medidas cautelares impostas, a reiteração das condutas ilícitas e a existência de comprovado risco de fuga”, determinou Moraes.
Segundo relatório da PF, no qual Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados no caso do chamado “tarifaço” contra o Brasil, o ex-presidente armazenava em seu celular um documento de 33 páginas em que considerava pedir asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. O texto não tem assinatura nem data e estava salvo no aparelho desde 2024.
Além do documento, Moraes também mencionou contatos feitos pelo general Braga Netto, apesar da proibição de se comunicar com Bolsonaro, e mensagens trocadas entre o ex-presidente e aliados com instruções para publicações em redes sociais.
Após receber o relatório, Moraes encaminhou o caso para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que deverá decidir se Bolsonaro e Eduardo serão formalmente denunciados ao STF.
*Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/defesa-de-bolsonaro-tem-prazo-para-explicar-documento-sobre-asilo-politico-encontrado-em-celular/