
Um empresário do ramo de materiais de construção foi multado em R$ 1,5 milhão pelo Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), nesta quarta-feira (20), após causar danos ambientais em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada no povoado Recanto, zona rural do município de Passagem Franca. A ação ocorreu a partir de uma intervenção do Ministério Público do Maranhão (MPMA).
As investigações começaram após denúncias recebidas pelo MPMA. No dia 30 de julho, o promotor de justiça Carlos Allan da Costa Siqueira instaurou uma Notícia de Fato e solicitou vistoria ao BPA. A fiscalização constatou desmatamento na área protegida, obstrução do leito do Rio Corrente e construções irregulares, incluindo uma casa, uma barraca e uma quadra de areia, todas sem as devidas autorizações.
REPARAÇÃO
Na Promotoria de Justiça tramita um procedimento para avaliar a extensão dos danos e garantir sua reparação, independentemente das medidas adotadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar Ambiental e Polícia Judiciária.
Para o promotor, a atuação articulada entre os órgãos fortalece a defesa ambiental e assegura punição aos responsáveis. “A medida também serve de alerta para a importância da preservação das áreas naturais e da necessidade de autorizações prévias para qualquer intervenção em ecossistemas sensíveis”, destacou.
*Fonte: Ministério Público do MA
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/empresario-e-multado-em-r-15-milhao-por-danos-ambientais-em-passagem-franca/