
O senador Cleitinho (Republicanos) lidera a corrida pelo governo de Minas Gerais nas eleições de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22). Ele aparece com 28% das intenções de voto, à frente de nomes já consolidados na política estadual, como Alexandre Kalil (sem partido) e Rodrigo Pacheco (PSD).
Kalil registra 16% e Pacheco, atual presidente do Senado, soma 9%. O vice-governador Mateus Simões (Novo) aparece com 4%. Ainda de acordo com o levantamento, 17% dos entrevistados se dizem indecisos e 26% afirmam que pretendem votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas.
O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado pela Quaest entre os dias 13 e 17 de agosto, com 1.482 eleitores mineiros. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Avaliação de Zema
A pesquisa também mediu a aprovação do governo Romeu Zema (Novo). Atualmente, 55% dos mineiros aprovam sua gestão, enquanto 35% desaprovam e 10% não souberam ou não responderam.
Os números mostram queda em relação a fevereiro deste ano, quando Zema tinha 62% de aprovação e 30% de rejeição. Em seis meses, a aprovação caiu sete pontos, enquanto a desaprovação aumentou cinco.
Sucessão em disputa
A queda na avaliação de Zema pode pesar na sucessão estadual, já que seu vice, Mateus Simões, aparece distante dos primeiros colocados. O cenário, no entanto, ainda é incerto, já que mais de 40% do eleitorado se divide entre indecisos e eleitores que não pretendem votar em nenhum dos candidatos apresentados.
Com Cleitinho em vantagem e Pacheco buscando espaço, a disputa mineira de 2026 tende a ser decisiva também no tabuleiro político nacional.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/quaest-cleitinho-lidera-em-mg-com-28-kalil-tem-16-e-pacheco-aparece-com-9/