
A Justiça Eleitoral da 80ª Zona, com sede em Santa Luzia do Paruá, decidiu que o município de Nova Olinda do Maranhão terá que realizar novas eleições para prefeito e vice. A medida ocorre após a cassação dos diplomas de Ary Menezes Fernandes e Ronildo Costa de Carvalho, eleitos em 2024, por abuso de poder econômico e compra de votos.
A decisão foi proferida pela juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). De acordo com a magistrada, depoimentos de eleitores, transferências via PIX, distribuição de materiais de construção e registros audiovisuais comprovaram as práticas ilícitas. Para a juíza, as vantagens oferecidas comprometeram “a legitimidade do pleito e a liberdade de escolha dos cidadãos”.
Além da perda dos mandatos, os dois políticos foram declarados inelegíveis por oito anos e condenados ao pagamento de multa de R$ 25 mil cada, em razão da gravidade das irregularidades e do número de eleitores envolvidos.
A sentença também determinou a comunicação imediata ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que ficará responsável por organizar um novo pleito, ainda sem data definida. Até lá, o comando do Executivo municipal será exercido interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores.
O processo foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que poderá abrir ação penal diante de indícios de crimes eleitorais e de violência política de gênero levantados durante as investigações.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/justica-eleitoral-determina-novas-eleicoes-em-nova-olinda-do-maranhao/