23 de agosto de 2025
São Luís sediará 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa
Compartilhe:

Nos dias 27 e 28 de agosto, São Luís sediará a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, no Rio Poty Hotel (Av. dos Holandeses, Quadra 32, Ponta D’Areia). O evento é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Serão dois dias de debates, reflexões e construção de propostas com foco na efetivação de políticas públicas que assegurem a promoção e a defesa dos direitos da pessoa idosa no estado. Participam do evento gestores públicos, conselhos municipais, representantes da sociedade civil organizada e outros atores sociais que atuam na rede de proteção à pessoa idosa.

Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência busca reconhecer e valorizar a diversidade que caracteriza o envelhecer no Brasil, reforçando a necessidade de garantir equidade, respeito e participação plena a todas as pessoas idosas.

A secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros, destacou a importância do evento como espaço de construção coletiva. “A conferência é um espaço democrático de escuta, diálogo e construção coletiva. Aqui, experiências e demandas se transformam em propostas concretas, capazes de fortalecer a cidadania e o protagonismo da pessoa idosa em todas as regiões do Maranhão. Que este encontro seja marcado pela cooperação, pelo compromisso com a justiça social e pela certeza de que envelhecer com dignidade é um direito de todos”.

Para a presidente do Cedima, Isabel Lopizic, o encontro é estratégico para fortalecer as políticas públicas de envelhecimento. “A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa representa um momento fundamental para a consolidação das políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno, com respeito, inclusão e participação cidadã. É um espaço democrático, onde representantes da sociedade civil, gestores públicos, conselhos municipais e outros atores sociais se reúnem para avaliar a realidade das pessoas idosas em cada território, identificar desafios e, sobretudo, construir coletivamente propostas e diretrizes que garantam seus direitos”.

Nesta edição, as discussões serão organizadas em cinco eixos:

  • Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
  • Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
  • Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar;
  • Participação social, protagonismo e vida comunitária, considerando as múltiplas velhices; Consolidação e;
  • Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.

A etapa estadual é uma fase preparatória para a Conferência Nacional, que ocorrerá de 16 a 19 de dezembro de 2025, em Brasília. As propostas construídas coletivamente em nível estadual, que representam a realidade e as necessidades locais, serão sistematizadas e encaminhadas ao debate nacional.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/programacao/2025/08/sao-luis-sediara-6a-conferencia-estadual-dos-direitos-da-pessoa-idosa/