23 de agosto de 2025
TikTok aposta em IA e demite equipe de moderação no
Compartilhe:

O TikTok anunciou que vai demitir centenas de funcionários no Reino Unido responsáveis pela moderação de conteúdo, transferindo parte do trabalho para outros escritórios na Europa, conforme informações do Financial Times.

A medida faz parte de uma reestruturação global iniciada no ano passado e ocorre em meio ao aumento do uso de inteligência artificial (IA) para reforçar processos de segurança.

TikTok corta centenas de moderadores no Reino Unido e vai designar IA para a função – Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock

Leia mais

  • Fim da novela do TikTok? Trump diz que venda está quase fechada
  • Site revela quem são os possíveis compradores do TikTok
  • Adiou de novo: Trump dá mais 90 dias para o TikTok continuar funcionando nos EUA

IA no lugar de humanos traria mais eficácia

  • Segundo a empresa, os cortes visam “maximizar a eficácia e a velocidade” da moderação, aproveitando os avanços tecnológicos.
  • Atualmente, cerca de 85% das postagens que violam regras são removidas por sistemas automatizados, o que, de acordo com o TikTok, também reduz a exposição de revisores humanos a vídeos perturbadores.
  • Funcionários afetados poderão se candidatar a vagas internas com prioridade.
Na imagem, uma mão segura um celular cuja tela apresenta o logo do TikTok
TikTok substitui moderadores humanos por IA em meio a nova lei britânica (Imagem: 19 STUDIO/Shutterstock)

Sindicato critica o TikTok

O Sindicato dos Trabalhadores da Comunicação (CWU), no entanto, criticou duramente a decisão, acusando a empresa de “colocar a ganância corporativa acima da segurança”.

Para o diretor de tecnologia do CWU, John Chadfield, substituir equipes humanas por sistemas de IA “imaturos e apressados” coloca em risco tanto os trabalhadores quanto o público. Ele também destacou que os cortes foram anunciados pouco antes de uma votação sobre o reconhecimento do sindicato.

A decisão ocorre enquanto o Reino Unido endurece a regulamentação sobre conteúdos online. A Lei de Segurança Online, em vigor desde julho, prevê multas de até 10% do faturamento global das empresas que descumprirem as normas.

Além disso, o órgão regulador britânico conduz uma “grande investigação” sobre o TikTok, que já havia sido criticado por não adotar medidas suficientes de proteção a adolescentes.

Logo do TikTok em um smartphone que está sendo segurado; ao fundo, um fundo azul
Demissões no TikTok levantam críticas sobre “ganância corporativa” (Imagem: PixieMe/Shutterstock)

O post TikTok aposta em IA e demite equipe de moderação no Reino Unido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/22/internet-e-redes-sociais/tiktok-aposta-em-ia-e-demite-equipe-de-moderacao-no-reino-unido/