
A Microsoft começou a testar, no Windows 11, um novo recurso que permite retomar o uso de aplicativos Android diretamente no PC.
A funcionalidade está sendo liberada gradualmente para participantes do programa Windows Insiders nos canais Dev e Beta e, por enquanto, funciona apenas com o Spotify.
Como funciona o novo recurso do Windows 11?
- Segundo a empresa, a novidade possibilita continuar no computador o que foi iniciado no celular;
- No caso do Spotify, basta abrir uma música ou episódio no aplicativo para Android. Em seguida, o Windows 11 exibirá um alerta de “Retomar do seu telefone” (ou Resume alert) na barra de tarefas;
- Ao clicar na notificação, o PC abre o aplicativo de desktop do Spotify — ou, caso ele não esteja instalado, inicia automaticamente o download pela Microsoft Store, solicitando, depois, o login na mesma conta usada no celular;
- “Você poderá retomar ou continuar ouvindo suas faixas e episódios favoritos do Spotify exatamente de onde parou no aplicativo para Android”, informou a empresa em comunicado.

Leia mais:
- 5 dicas para reduzir lentidão no PC com Windows 11
- 10 recursos que você precisa conhecer no Windows 11
- Microsoft está oferecendo novo modelo da OpenAI no Windows
Como acessar a nova funcionalidade
Para usar o recurso, é necessário configurar a integração entre o celular e o PC. No computador, o usuário deve acessar Configurações > Bluetooth e dispositivos > Dispositivos móveis, ativar a opção “Permitir que este PC acesse seus dispositivos móveis” e seguir as etapas para conectar o telefone. Já no Android, é preciso instalar e manter rodando, em segundo plano, o app Vincular ao Windows, que garante o funcionamento contínuo da função.
Com tudo configurado, sempre que uma música ou episódio de podcast for iniciado no Spotify do celular, o alerta de retomada aparecerá na barra de tarefas do Windows 11, permitindo continuar a reprodução no desktop.
O recurso é semelhante ao Handoff, presente no ecossistema da Apple, que permite transferir atividades entre dispositivos como iPhone, iPad, Mac e Apple Watch. Embora a Microsoft não tenha detalhado planos futuros, a expectativa é que a função possa ser expandida para outros aplicativos, como leitores de artigos ou clientes de e-mail.

A liberação está acontecendo de forma gradual e a empresa orienta que, caso o recurso ainda não esteja disponível após a configuração, os usuários aguardem até que a atualização chegue aos seus dispositivos.
Microsoft prevê Windows com IA substituindo mouse e teclado até 2030
A Microsoft divulgou um vídeo chamado “Windows 2030 Vision“, no qual apresenta como imagina que será o sistema operacional daqui a cinco anos. A empresa aposta que a interação por linguagem natural será o padrão, reduzindo de forma significativa o uso de periféricos tradicionais como mouse e teclado.
Leia a matéria completa aqui
O post Microsoft testa recurso para retomar apps do Android no Windows 11 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/23/pro/microsoft-testa-recurso-para-retomar-apps-do-android-no-windows-11/