25 de agosto de 2025
Paulinho da Viola em Portugal com espectáculo “Quando o Samba
Compartilhe:





Um dos maiores ícones do samba e da música popular brasileira, Paulinho da Viola, vem a Portugal apresentar o seu espectáculo QUANDO O SAMBA CHAMA dia 29 de Outubro, no Coliseu dos Recreios em Lisboa, e dia 1 de Novembro na Casa da Música no Porto. 

São 2 concertos muito especiais onde irá revisitar os temas mais emblemáticos da sua carreira como “Foi um rio que passou em minha vida”, “Argumento”, “Onde a dor não tem razão” e “Pecado Capital”, entre outros. 

A chama do samba permanece acesa em Paulinho da Viola perto de completar 6 décadas de carreira. Esta chama não apenas o ilumina, mas o chama no sentido de convocá-lo para, como diz o verso de uma de suas músicas, repartir a sua luz: 

Mas se o tempo se acha no sol do poente  
E do céu se retira um pedaço do azul  
O poeta ressurge e lança no ar a semente  
E reparte feliz a sua luz  
Quando o samba chama 
(Paulinho da Viola)  

Paulinho da Viola desenvolveu ao longo de quase 60 anos de carreira uma obra que é símbolo de elegância e sofisticação construída a partir da tradição da cultura popular brasileira. Nascido num ambiente musical no tradicional bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, Paulinho da Viola presenciou desde cedo os encontros musicais promovidos pelo seu pai, o violonista Cesar Faria. Nessas oportunidades, pode ver na sua própria casa músicos como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. 

A importância da obra de Paulinho da Viola não está apenas no seu caráter popular, como podemos ver em clássicos como “Foi um rio que passou em minha vida”, “Coração Leviano”, “Pecado Capital”, “Timoneiro”, “Dança da Solidão”, entre muitos outros, mas também na relação com diversas tradições como o choro, o samba, as escolas de samba e a vanguarda dos anos 1960. Sendo assim, não é possível falar sobre a música popular brasileira sem dedicar um espaço para a obra de Paulinho da Viola. 

O seu reconhecimento levou-o a importantes e significativas condecorações como Chevalier de L’ordre des Art et des Letters (concedida pelo governo da França em 1985) e Ordem do Mérito Cultural (2001). Para além disso, foi o artista escolhido para cantar o Hino Nacional na abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016

Pelo mundo, Paulinho da Viola foi convidado a apresentar-se nos principais palcos internacionais, entre eles, o concerto realizado no palco principal do Carnegie Hall em 2012, que recebeu grande destaque no jornal americano The New York Times. 

Em 2016, Paulinho da Viola foi homenageado com dois concertos realizados pela Orquestra Filarmônica de Rotterdam na sala de concerto De Doelen, na Holanda. 

A escola de samba japonesa G.R.E.S BARBAROS realizou o seu desfile em 2018 sobre a obra de Paulinho da Viola no Asakusa Samba Canrnival, uma das maiores festas de rua de Tóquio, que reúne anualmente 500.000 espectadores na capital japonesa.  

Na última década, Paulinho da Viola tem percorrido o Brasil levando os seus concertos em diferentes tours com grande sucesso de público e crítica. Em 2017, participou ao lado de Marisa Monte na tour Paulinho encontra Marisa que lotou teatros e casas de espectáculos. Em 2022, lançou a tour Paulinho da Viola 80 anos que durante 18 meses percorreu 15 cidades e foi vista por mais de 50 mil pessoas. Em 2024, lançou a sua mais recente tour Quando o Samba Chama, com projeto cenográfico assinado pelo premiado Batman Zavareze. 

QUANDO O SAMBA CHAMA é um convite para celebrar a luz que o poeta reparte tanto com o público que o acompanha há muito tempo, quanto com aqueles que a cada dia descobrem em Paulinho da Viola um novo mar de poesia e música.

Conteúdo patrocinado por Very Important Preto.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/paulinho-da-viola-em-portugal-com-espectaculo-quando-o-samba-chama/