
Foto: Sinpol-DF
O governo federal apresentou uma proposta de reajuste salarial para os policiais civis do Distrito Federal, que estão mobilizados em defesa da paridade com os salários da Polícia Federal. A categoria reivindica um reajuste de 35%. Já a proposta do Executivo nacional prevê um aumento de 18%, dividido em duas parcelas: 9% em outubro deste ano e 9% em abril de 2026.
Embora a proposta inicial de paridade tenha partido do governo do Distrito Federal, a medida precisa ser avaliada pela União, já que os salários da Polícia Civil do DF são pagos com recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal, financiado pelo governo federal.
Com a proposta do Executivo nacional, os policiais civis passariam a receber 90% do salário de um policial federal na mesma posição.
O anúncio foi feito durante reunião de negociação entre representantes da categoria e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A proposta de paridade com a Polícia Federal havia sido encaminhada ao ministério pelo governador Ibaneis Rocha em abril, mas foi rejeitada pelo governo federal.
O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) está chamando uma assembleia da categoria, que deve acontecer ainda nesta segunda-feira (25), para discutir se aceita ou não a proposta. A categoria argumenta que as duas corporações têm a mesma origem e as atribuições semelhantes, apenas com jurisdições distintas: enquanto a Polícia Civil do DF atua no âmbito do Distrito Federal, a PF atua na esfera federal.
Na sexta-feira (22), enquanto ocorria a reunião com o MGI, mais de 500 policiais se manifestaram em frente a Esplanada dos Ministérios, cobrando o reajuste salarial.
Fonte: https://horadopovo.com.br/uniao-propoe-18-de-reajuste-a-policiais-civis-do-df-que-pedem-paridade-com-a-pf/