25 de agosto de 2025
Acusado de ameaçar o youtuber Felca usava o Telegram para
Compartilhe:

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (25), em Pernambuco, Cayo Lucas, acusado de enviar ameaças ao youtuber e humorista Felca. De acordo com a investigação, o suspeito usava o Telegram para anunciar serviços criminosos.

Já segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, Lucas vendia material infantil na internet, como “desafios” que promoviam a exploração sexual de crianças.

Ameaças vieram depois que Felca denunciou casos de exploração sexual infantil nas redes sociais (Imagem: Reprodução/YouTube)

Suspeito teria ameaçado Felca de morte

A prisão ocorreu na casa do suspeito, em Olinda, após decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Cayo Lucas, de 22 anos, estava acompanhado de outro homem e com o computador aberto na tela de acesso à plataforma de Segurança Pública do Estado de Pernambuco – circunstância que será analisada pericialmente.

Os dois foram levados para a Delegacia de Crimes Cibernéticos, na Boa Vista, região central de Recife. O segundo homem foi preso em flagrante por invasão de dispositivo informático.

Cayo Lucas é suspeito de enviar ameaças de morte à Felca, após o vídeo intitulado “adultização” feito pelo youtuber viralizar. E-mails enviados no dia 16 de agosto afirmavam “você tá enganado você vai ferrar muito sua vida”, “prepara pra morrer”, “você vai pagar com a sua vida” e “você acha que vai ficar impune por denunciar o Hytalo Santos”.

Santos, denunciado no vídeo de Felca, também foi preso. Saiba os detalhes aqui.

cayo lucas foi preso por emças de morte ao youtuber felca
Cayo Lucas é investigado por vender conteúdo sexual infantil (Imagem: Polícia Civil de São Paulo/Reprodução)

Cayo Lucas teria envolvimento com crimes de exploração infantil

Segundo o g1, no cadastro na Secretaria de Defesa Social (SDS), consta que Cayo Lucas tem ensino fundamental completo e as ocupações de “estudante, mensageiro e office boy”. No entanto, de acordo com a investigação da polícia de São Paulo, o suspeito usava uma conta no Telegram para anunciar serviços criminosos, como bloqueio de contas bancárias e encontrar foto 3×4 “de qualquer pessoa do Brasil”.

Também na rede social, Lucas já foi alvo de denúncias por parte de outros usuários, por golpes mal aplicados e por enganar pessoas que o contratavam para os serviços criminosos.

Além disso, segundo Derrite, Cayo Lucas vendia material infantil na internet e é investigado por fazer parte de uma quadrilha que promovia exploração sexual de menores de idade por meio de “desafios” na internet.

A polícia pernambucana também revelou que Lucas era investigado por outros crimes, mas não disse quais. No sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco, ele responde por um processo de crime de trânsito.

Criança com um smartphone na mão
Denúncias de Felca ressoaram em Brasília, com aprovação de PL que combate exploração sexual infantil (Imagem: audiznam260921/Shutterstock)

Segurança pessoal do youtuber

Após as ameaças, Felca passou a utilizar carro blindado e seguranças em São Paulo. Em entrevista ao podcast PodDelas, ele detalhou os riscos enfrentados: “Muitas ameaças, sim. A questão das bets, por exemplo, vieram muitas ameaças. Mas é o lado da verdade. Se ninguém fala, ninguém vai falar”.

O youtuber revelou que levou cerca de um ano para produzir o vídeo sobre adultização, contando com a orientação de uma psicóloga especializada em crianças de São Paulo. O conteúdo, de 50 minutos, compila denúncias de influenciadores que abusam da imagem de menores e explica como o algoritmo das plataformas favorece a exposição de crianças para públicos inadequados.

Foi possível encontrar o homem por trás das ameaças do dia 16 de agosto após determinação do tribunal para que o Google fornecesse em 24 horas as informações de identificação do usuário responsável, incluindo IPs de acesso e dados cadastrais.

O post Acusado de ameaçar o youtuber Felca usava o Telegram para anunciar serviços criminosos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/25/pro/acusado-de-ameacar-o-youtuber-felca-usava-o-telegram-para-anunciar-servicos-criminosos/