26 de agosto de 2025
União Brasil usa dinheiro público para bancar viagem de políticos
Compartilhe:

O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, afirmou nesta segunda-feira (25) que a situação dos ministérios atualmente ocupados pelo União e pelo Progressistas será resolvida até setembro ou, possivelmente, antes. Ele compartilha com Ciro Nogueira (PP) o comando da federação União Progressista.

Atualmente, o União Brasil lidera três pastas — Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional — enquanto o Progressistas controla o Ministério do Esporte. Rueda destacou, no entanto, que a posição do seu partido é de independência em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, a sigla não fará oposição sistemática, mas manterá resistência a medidas como aumento de impostos.

O dirigente também ressaltou o papel estratégico da federação nas próximas eleições. “Essa federação vai ter um protagonismo muito importante na próxima eleição. Não tenha dúvida de que ela estará na chapa majoritária. Nós temos dentro do União uma força que pede o pré-candidato Ronaldo Caiado”, disse, em referência ao governador de Goiás. Ele lembrou que o partido já soma 16 pré-candidaturas a governos estaduais, mais de 26 nomes para o Senado e chapas completas para deputados federais e estaduais.

As declarações ocorreram durante evento do Esfera Brasil em São Paulo, em um painel que reuniu outros líderes partidários, como Baleia Rossi (MDB), Gilberto Kassab (PSD), Renata Abreu (Podemos) e Valdemar Costa Neto (PL), em debate sobre as eleições de 2026.

Valdemar reforçou que o PL ainda espera pela viabilidade jurídica de uma candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro no próximo pleito. Para ele, mesmo em caso de inelegibilidade, a transferência de votos do ex-mandatário pode garantir um aliado no segundo turno. Já Baleia Rossi disse que o MDB deve tomar uma decisão sobre seu alinhamento político apenas no início de 2026 e defendeu que o País supere o embate centrado em figuras como Lula e Bolsonaro.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/rueda-preve-definicao-sobre-ministerios-de-uniao-e-pp-no-governo-lula-ate-setembro/