26 de agosto de 2025
Maranhão recebe visitantes de todos os estados brasileiros por dois
Compartilhe:

Importante ferramenta e espaço de hospitalidade disponibilizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) para atender os visitantes, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) registrou números recordes de atendimento durante os sete primeiros meses de 2025.

Durante esse período do ano, os 12 balcões de atendimentos dos CATs em funcionamento no Maranhão realizaram 23.894 atendimentos no estado.

Destaque para julho, mês das férias e da alta temporada para turistas no Brasil, onde o Centro de Atendimento ao Turista registrou 8.606 atendimentos, sendo desse total 7.211 aos visitantes nacionais e 1.395 aos internacionais.

O mês de junho, período das festas juninas no estado, registou o segundo maior número de atendimentos no período com 4.221 turistas brasileiros e 715 estrangeiros.

Abril fechou o pódio do mês em que os CATs realizaram mais suporte direto aos visitantes. Os balcões registraram 2.522 atendimentos, com 2.086 sendo aos turistas nacionais e 436 aos internacionais.

Os meses de janeiro (2.224); fevereiro (1.353); março (1.799) e maio (2.454) registraram bons números de atendimentos, com destaque para o visitante local.

“A Setur tem se empenhado muito, através dos CATs, para oferecer suporte direto aos visitantes, contribuindo para uma experiência mais acolhedora, segura e informativa. Nosso objetivo é fazer com que o turista se sinta bem acolhido, orientado e motivado a voltar. O CAT é um símbolo do nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo e com a valorização de tudo o que o Maranhão tem de melhor”, afirmou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Os números são uma amostra do volume de turistas que está conhecendo o destino Maranhão e o crescimento evidencia a notoriedade internacional e a projeção que o estado vem ganhando no mercado de viagens. A Setur-MA tem fortalecido o acolhimento aos visitantes com a atuação do Centro de Atendimento ao Turista, com espaços mais acessíveis e voltados para recepcionar, orientar e facilitar a experiência de turistas brasileiros e estrangeiros. O CAT também tem o objetivo de promover os atrativos locais e reforçar a imagem de Maranhão como destino hospitaleiro, rico em história, cultura e belezas naturais.

A coordenadora do CAT no Maranhão, Marília Ribeiro, reforçou a importância dos espaços de atendimento ao turista como um importante equipamento de apoio ao turismo local.

“Cada vez mais estamos aprimorando o atendimento ao turista e investindo na capacitação de nossos atendentes, oferecendo atendimento bilíngue, distribuindo materiais informativos e orientações sobre os principais atrativos da cidade. Além disso, estamos melhorando a estrutura dos balcões de informações e apresentando aos visitantes sugestões de roteiros, eventos e experiências culturais disponíveis na região”, frisou a coordenadora do CAT.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo-e-viagens/2025/08/cat-registrou-mais-de-23-mil-atendimentos-no-maranhao-nos-7-primeiros-meses-de-2025/