
Quando o assunto são os prédios mais altos do mundo, os Estados Unidos acabaram ficando para trás dos países da Ásia e do Oriente Médio. O Top-5 de maiores arranha-céus da Terra fica na porção leste do planeta.
O gigantesco Burj Khalifa (que tem 828 metros), por exemplo, fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Já o Merdeka 118, com seus 678 metros, está localizado em Kuala Lumpur, na Malásia. O próximo da lista é a Shangai Tower, com 632 metros, na China.
Leia mais
- Como serão os arranha-céus no futuro? Concurso elege os projetos mais incríveis
- Resistente e portátil: conheça o prédio impresso em 3D mais alto do mundo
- Novo método de construção promete evitar colapsos catastróficos
No Ocidente, o único representante do Top-10 é o One World Trade Center, em Nova York. O edifício de 2014 substituiu as antigas Torres Gêmeas, alvos de um atentado terrorista em 2001. O prédio de 94 andares e 541 metros abriga hoje escritórios e um memorial às vítimas da tragédia.
Como mostramos aqui no Olhar Digital, os Estados Unidos se preparam para receber mais um integrante nessa lista de gigantes. A Legends Tower, em Oklahoma City, no entanto, ainda não conseguiu sair do papel. E a gente mostra a seguir o porquê.
O que aconteceu?
- A ideia nasceu em 2023, mas pouco andou de lá para cá.
- Um dos motivos para a demora é a resistência da Federal Aviation Administration, o órgão federal responsável pela segurança dos voos no país.
- A mega torre será construída em uma área próxima ao Aeroporto Will Rogers World, que fica na região metropolitana de Oklahoma.
- As autoridades argumentam que a Legends Tower forçaria as aeronaves a mudar um pouco a rota, aumentando o tempo de viagem dos passageiros.
- Ao site New Atlas, no entanto, os desenvolvedores garantem que esse assunto já foi resolvido (eles já conseguiram até um financiamento de US$ 700 milhões para dar início à construção).
- E o plano é de iniciar as obras nos próximos meses, ainda em 2025.
- Numa primeira fase, a construtora deve subir as 3 torres auxiliares (bem menores), de 105 metros.
- O arranha-céu principal, de 581 metros e 126 andares, ficaria para os anos seguintes (o que faria com que a desenvolvedora conseguisse mais tempo para negociar com as autoridades).
- Lembrando que o projeto é uma iniciativa do estúdio de arquitetura AO e da empresa Matteson Capital.
Um show de tecnologia

A Legends Tower ficará dentro de um complexo chamado Boardwalk at Bricktown. A ideia é que o local abrigue 4 torres de uso misto, com funções de hotel, residências privadas e lojas para comércio.
Somente o hotel Hyatt Dream deve ter 350 quartos e uma estrutura de luxo, com a fachada toda em LED. Seriam ainda 1.776 apartamentos e mais de 33 mil metros quadrados de lojas e restaurantes. Um desses restaurantes, aliás, deve ficar na cobertura, ao lado de um mirante com vista para a cidade.
Os planos contam ainda com grandes estacionamentos, jardins, praças abertas, uma lagoa e uma nova arena para o Oklahoma City Thunder, o time de basquete da cidade, atual campeão da NBA.
Uma curiosidade é que a Legends Tower foi originalmente planejada para ter 530 m de altura, o que a tornaria o segundo edifício mais alto dos Estados Unidos, depois do One World Trade Center.
No ano passado, porém, uma revisão do plano atualizou seu tamanho para 581 metros (1907 pés), uma homenagem ao ano em que Oklahoma se tornou o 46º estado dos EUA (justamente 1907).

As informações são do New Atlas.
O post Por que o maior arranha-céu dos EUA ainda não saiu do papel? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/26/pro/por-que-o-maior-arranha-ceu-dos-eua-ainda-nao-saiu-do-papel/