
Pode dizer-se que este concerto sinfónico, que todos os anos inaugura o palco principal da Festa do Avante! – caso singular na programação dos grandes festivais em Portugal – é uma espécie de ponto de honra da programação desta festa, acabando por espelhar de forma cristalina os objetivos de ecletismo e qualidade que a organização procura transpor para a programação.
Este ano comemoram-se os 80 anos do fim da 2.ª Guerra Mundial, efeméride que dá mote ao concerto A luta pela Paz nos 80 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo.
Esta edição presta também uma homenagem ao povo palestiniano. O concerto será dividido em quatro partes: Na primeira, Música “Degenerada”, numa referência ao epíteto dado pelos nazis, serão apresentadas obras censuradas por razões raciais ou ideológicas, apresentando composições de Boris Blacher, Paul Hindemith e Alexander von Zemlinsky, vozes silenciadas que hoje podemos celebrar. No segundo momento, Guerra e Resistência ao Nazismo, evocando a resistência heróica ao nazismo, será interpretada uma obra dedicada ao Exército Vermelho, de Mieczysław Weinberg, um andamento sinfónico de Hanns Eisler e uma versão comovente da célebre canção popular da II Guerra Mundial, Lili Marleen, numa orquestração de Filipe Melo. Segue-se Música dos Campos de Concentração e de Extermínio, uma secção profundamente emotiva com três peças compostas por prisioneiros em Theresienstadt, como Ilse Weber e Viktor Ullmann, e uma obra de Karl Amadeus Hartmann, dedicada aos presos de Dachau. A terminar, A Grandeza do Espírito Humano e a Luta pela Paz convoca a força da criação em tempos de destruição com uma obra de Mahmoud Abuwarda, dedicada aos palestinianos da Faixa de Gaza, e o último andamento da Sinfonia n.º 5 de Prokofiev, que a dedicou à vitória na guerra e “à grandeza do espírito humano”, na esperança de um mundo de paz.
Este programa será interpretado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo. Marcarão ainda presença o barítono Armando Possante e o pianista Ricardo Martins.
A edição de 2025 está agendada para os dias 5, 6 e 7 de Setembro,
Adquirir entrada para a Festa! é muito fácil já que a EP – Entrada Permanente – que dá acesso aos três dias da Festa do Avante! – pode ser adquirida junto de um dos milhares de militantes que a vendem, e está também está disponível, por 34 euros até ao dia 4 de Setembro, através da ticketline e nos locais habituais, e nos Centros de Trabalho do PCP. Se adquirida nos dias da Festa o valor é 47,5€.
Conteúdo patrocinado por Partido Comunista Português.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/grande-concerto-sinfonico-inaugura-o-palco-da-edicao-de-2025-da-festa-do-avante/