27 de agosto de 2025
II Seminário Estadual de EPT começa com a presença de
Compartilhe:

O II Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) teve início nesta terça-feira (26), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, reunindo gestores, pesquisadores e representantes de instituições estaduais e nacionais. O evento, promovido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), tem como objetivo fortalecer o debate sobre os rumos da EPT no Brasil e, especialmente, no Maranhão.

A mesa de abertura contou com a presença de Cricielle Muniz, gestora geral do IEMA; Paulo Catunda, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); prof. dr. Paulo Sérgio Castro Pereira, diretor-geral do Colégio Universitário da UFMA; Eduardo Oliveira, superintendente de Políticas de Inovação e Cidadania Digital; Delmar Matias, secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, representando a Seduc; Washington Oliveira, secretário de Representação Institucional no Distrito Federal; prof. me. Ricardo Magalhães Cardozo, diretor de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do Inep; Luciana Miyoko Massukado, diretora de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC); além de Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil, que representou o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão.

Destaques da abertura

Na abertura, a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, destacou o seminário como um marco para a educação maranhense:

(Foto: Divulgação)

“Este encontro é um espaço de construção coletiva, onde refletimos sobre os avanços e desafios da Educação Profissional e Tecnológica. O Maranhão tem buscado se alinhar às práticas mais inovadoras do país, e este seminário mostra que estamos no caminho de consolidar políticas públicas que unem tecnologia, inclusão e oportunidades para a juventude”, afirmou.

O coordenador da Assessoria de Planejamento (ASPLAM) também ressaltou a relevância do evento:

“A importância deste seminário está em reunir diferentes atores da educação para pensar estrategicamente o presente e o futuro da EPT no Maranhão. A integração entre instituições locais e nacionais permite decisões mais assertivas e políticas públicas mais consistentes”, pontuou.

O Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no estado. Com políticas voltadas para a inclusão, a inovação e a valorização da juventude, a gestão estadual reafirma o compromisso de preparar os maranhenses para os desafios do presente e do futuro. A realização do II Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica é mais uma demonstração desse esforço, consolidando o Maranhão como referência nacional na construção de uma educação transformadora, que alia tecnologia, diversidade e oportunidades.

Painéis temáticos

Dois painéis enriqueceram a programação do primeiro dia. O primeiro, realizado no Auditório Maria Theresa Soares Pflueger, abordou “A formulação da política nacional da Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas para as redes de ensino”. A mesa contou com a participação de Luciana Miyoko Massukado (Setec/MEC) e Gaudino Gusmão(IEMA).

Já no Auditório Terezinha Rego, o painel teve como tema “Diretrizes gerais da avaliação institucional da qualidade da EPT na rede estadual do Maranhão”, mediado por Gaudino Gusmão. Foram expositores: Ricardo Magalhães Dias Cardozo, diretor substituto da Diretoria da Avaliação Profissional e Tecnológica do Inep; Geraldo Castro Sobrinho, do Conselho Estadual de Educação do Maranhão; e Marcos Eduardo Miranda Santos, representante da Seduc.

Continuidade da programação

Com uma programação intensa, o primeiro dia do II Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica reforçou o papel do Maranhão como protagonista no debate nacional sobre inovação, políticas públicas e avaliação da EPT. A programação segue nesta quarta-feira (27), com novas mesas e discussões que prometem contribuir para a consolidação de uma educação inclusiva, tecnológica e voltada para o futuro.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/ii-seminario-estadual-de-ept-comeca-com-a-presenca-de-autoridades-e-especialistas/