27 de agosto de 2025
Avião elétrico bate recorde de altitude na Suíça; veja a
Compartilhe:

Um avião elétrico movido a energia solar acaba de bater o recorde (ainda não oficial) de voo mais alto da categoria. O Elektra One sobrevoou os céus da Suíça a 9.521 metros (31.237 pés) no início do mês.

O feito foi realizado no dia 12 de agosto, quando o modelo decolou do Aeroporto de Sion, na região sudoeste do país. O experimento durou 5 horas: 2 horas de subida e 3 de descida sobre os Alpes Valais.

Leia mais

  • Avião híbrido pode sair do papel em breve; conheça o modelo
  • Como funciona um avião elétrico?
  • Do espaço para sua casa: estudo revela impacto da energia solar espacial da NASA

O piloto responsável pela marca é o fundador da empresa SolarStratos, Raphaël Domjan. Trata-se de uma startup cujo objetivo é levar pela primeira vez uma aeronave movida a energia solar à estratosfera.

O Elektra One caminha a passos largos rumo a esse objetivo. Vale destacar que esse último recorde ainda não é considerado oficial, pois a marca está sob revisão da FAI (Fédération Aéronautique Internationale), o órgão internacional que coordena e regulariza as atividades no mundo.

Um voo para entrar na história

  • O Elektra One é uma aeronave leve, com apenas 450 quilos, o que permite um uso menor de energia para decolar.
  • Para você ter uma ideia, o motor elétrico do avião tem apenas 43 cv (que é menos do que o motor do BYD Dolphin).
  • As fontes de energia vêm de painéis solares nas asas e de uma bateria de íons de lítio de 20 kWh como reserva.
  • O voo do dia 12 de agosto, porém, utilizou apenas energia solar.
  • Para sustentar a máquina no ar por tanto tempo, os painéis solares são gigantescos: a envergadura das asas é de quase 25 metros.
  • Bem maior do que o corpo do avião, que tem apenas 8,5 metros de extensão.
  • A figura, portanto, é bastante incomum, parecendo uma espécie de albatroz de metal.
Sim, esse é um modelo bastante incomum – Imagem: Reprodução/SolarStratos

Planos para o futuro

O projeto SolarStratos busca demonstrar o potencial da energia solar e elétrica para voos de longa duração em grandes altitudes. Como dissemos acima, o objetivo final da iniciativa é atingir a estratosfera a 25.000 metros de altitude (82.000 pés).

A marca do dia 12 de agosto foi importante, pois ela se assemelha à rota de aeronaves convencionais. Um avião comercial voa tipicamente entre 30 mil e 42 mil pés (de 9,1 a 12,8 km).

SolarStratos faz história: 9.521 metros usando apenas energia solar – Imagem: Divulgação/SolarStratos

Segundo a nota oficial da empresa, “em altitude de cruzeiro, Raphaël Domjan até cruzou o caminho de um avião comercial — um símbolo poderoso de como a aviação descarbonizada do futuro pode ser”.

Ainda não sabemos quanto tempo esse futuro vai demorar. Os primeiros testes, no entanto, apontam que a energia solar na aviação pode ser algo promissor (pelo menos para aeronaves leves).

As informações são do New Atlas.

O post Avião elétrico bate recorde de altitude na Suíça; veja a altura que ele voou apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/27/carros-e-tecnologia/aviao-eletrico-bate-recorde-de-altitude-na-suica-veja-a-altura-que-ele-voou/