
Governador mineiro participou do programa Roda Viva, da TV Cultura – Foto: Reprodução
Durante entrevista ao programa Roda Viva nesta segunda-feira (25/8), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou: “Nós estamos criando verdadeiros chiqueiros humanos nas cidades do Brasil”.
No início do mês, em entrevista à BBC, ele havia comparado pessoas em situação de rua a carros abandonados que precisariam ser guinchados. Questionado sobre essa fala, Zema tentou amenizar, dizendo que “pessoas não se guincha”, mas voltou a defender a retirada dos sem-teto das ruas.
O governador também criticou os defensores de direitos humanos. Segundo ele, “esse pessoal de direitos humanos, que fala tanto que são os protetores dessas pessoas [em situação de rua], eles deveriam fazer uma placa na porta da casa deles e falar: ‘sem-tetos, acampem aqui na porta da minha casa’”. Logo em seguida, completou que moradores de rua “só causam perturbação”.
Por fim, Zema culpou o Planalto pelo aumento da população sem-teto, afirmando que o governo federal teria fechado os olhos para a questão. Para ele, seria necessária uma “solução central”, sem apresentar, no entanto, qualquer proposta concreta.
PRÉ-CANDIDATURA
A entrevista marcou a primeira participação de Zema no Roda Viva já como pré-candidato à Presidência da República. O governador mineiro busca se consolidar como alternativa política após a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ele tem intensificado sua agenda em nível nacional, concedendo entrevistas a veículos de comunicação e se aproximando do empresariado, em esforço para ganhar visibilidade fora de Minas, onde é mais conhecido. Na disputa pela direita e extrema direita, também aparecem Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Ratinho Júnior (PSD-PR), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Michelle Bolsonaro (PL).
No Roda Viva, a bancada de entrevistadores foi formada por Bertha Maakaroun (Estado de Minas), Ricardo Corrêa (Estadão), Cibelle Bouças (Valor Econômico), Fábio Zanini (Folha de S.Paulo) e Edilene Lopes (CNN Brasil).
Fonte: https://horadopovo.com.br/chiqueiros-humanos-zema-ataca-moradores-de-rua-e-defensores-de-direitos-humanos/