28 de agosto de 2025
PF prende foragida do 8 de Janeiro deportada por Trump
Compartilhe:

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (27), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins/MG), Rosana Maciel Gomes, de 52 anos, uma das condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Rosana foi deportada dos Estados Unidos em um voo que trouxe imigrantes brasileiros em situação irregular. Ela estava foragida desde que o STF a condenou a 14 anos de prisão pelos crimes de golpe de Estado, associação criminosa, dano a patrimônio público, dano a patrimônio tombado e abolição violenta do Estado democrático de Direito.

Segundo informações da PF, a detenção ocorreu no momento em que a passageira desembarcava. Após exame de corpo de delito, a condenada foi encaminhada ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

O caso de Rosana se soma a outros dois episódios recentes. Já são três os foragidos do 8 de Janeiro deportados pelos EUA em 2025. Em todos os casos, os brasileiros presos em território norte-americano alegaram ser “perseguidos políticos”, mas o governo norte-americano tem adotado uma política de tolerância zero: ao identificar foragidos, procede à prisão migratória e providencia o retorno imediato ao Brasil.

A extradição informal reforça a cooperação entre os dois países na responsabilização dos envolvidos nos ataques que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pf-prende-foragida-do-8-de-janeiro-deportada-dos-eua/