28 de agosto de 2025
78% veem Congresso atuando em causa própria e reprovação cresce
Compartilhe:

A luta contra o desaparecimento de pessoas no Rio pode ganhar um novo aliado nos transportes públicos. A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (28), em primeira discussão, o projeto de lei 3.026/2020, de autoria do deputado Danniel Librelon (Republicanos), que determina a instalação de painéis com fotos de desaparecidos em vagões de metrô, trens e embarcações das barcas.

O texto, que terá que passar por nova votação em plenário antes de ser analisado pelo governador Cláudio Castro, estabelece que as empresas concessionárias deverão disponibilizar em todos os veículos um espaço mínimo de 1 metro por 90 centímetros para a divulgação das imagens. 

As fotos serão fornecidas pelo Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD) em parceria com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), acompanhadas do nome completo, da data aproximada do desaparecimento e de um número de telefone para contato.

As despesas para a execução da medida deverão ser custeadas por dotações orçamentárias próprias do Estado. Para o deputado Danniel Librelon, a iniciativa busca ampliar a visibilidade dos casos.

“O número de desaparecidos continua aumentando em todo o Estado, sendo necessárias medidas urgentes e o desenvolvimento de políticas públicas, a fim de amenizar esta situação. Por isso apresentei essa proposta com o objetivo de divulgar essas fotos em locais de grande circulação”, afirmou.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/fotos-de-desaparecidos-poderao-ser-exibidas-em-transportes-publicos-no-rio/