
A prefeitura do Rio publicou na edição desta quita-feita (28) do Diário Oficial o Decreto nº 56690, que concede novas competências ao Diretor-Geral da Divisão de Elite da GM-Rio, Brenno Carnevale. Com o objetivo de melhorar a estrutura, operação e fiscalização da segurança pública na cidade, o decreto redefine o papel da Divisão de Elite, fortalecendo a capacidade de atuação da Guarda Municipal.
Na prática, o decreto confere a Brenno amplos poderes administrativos e operacionais. Entre as principais atribuições, destaca-se a competência de autorizar e celebrar acordos, contratos e convênios, além da responsabilidade pela execução de orçamentos necessários à gestão da divisão. O diretor também passa a ter a autoridade para abrir processos seletivos e coordenar as ações administrativas da unidade.
Este movimento faz parte de uma estratégia do município para intensificar a atuação das forças de segurança de maneira mais eficiente e estratégica. A recente aprovação da Lei Complementar nº 282, sancionada em junho de 2025, permitiu a criação formal da Divisão de Elite da GM-Rio, destacando ainda mais a importância da unidade no combate à criminalidade e na proteção de áreas sensíveis da cidade.
A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal, sob a liderança de Carnevale, agora possui maior autonomia para gerenciar contratos e orçamentos, além de uma responsabilidade expandida na implementação de ações específicas, com maior controle sobre os recursos alocados e as ações realizadas. A medida visa também garantir a agilidade na tomada de decisões e na execução de operações, com objetivo de garantir que a segurança pública municipal seja cada vez mais eficaz.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/carnevale-ganha-superpoderes-decreto-garante-carta-branca-ao-diretor-da-divisao-de-elite-da-guarda-municipal/