29 de agosto de 2025
Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitável
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, nesta quinta-feira (28), a novos presidentes e diretores de 14 agências reguladoras em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento contou com a presença de ministros, parlamentares e autoridades, como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (MDB-AP).

“A partir de agora, vocês não devem satisfação ao presidente Lula. Agora vocês são membros de agências reguladoras que têm que prestar serviço ao povo brasileiro”, afirmou o presidente.

Entre os empossados estão Artur Watt Neto, novo diretor-geral da ANP, Leandro Pinheiro Safatle, presidente da Anvisa, e Wadih Nemer Damous Filho, presidente da ANS. Também foram nomeados representantes para Aneel, Anatel, ANTT, Anac e outras autarquias.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ressaltou o peso das agências no cotidiano da população.

“É uma solenidade para a posse de novos diretores de agências reguladoras, uma função considerada muito importante para garantir bons serviços à sociedade brasileira”, disse.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reforçou a relevância das decisões técnicas tomadas pelas autarquias.

“Muito das decisões de governo passam efetivamente, num segundo momento, pela decisão das agências reguladoras”, afirmou.

Crítica aos EUA

No discurso, Lula criticou a decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, classificando a medida como injusta.

“Quando pensamos que o mundo vai melhorar, as coisas começam a piorar. Vocês estão vendo o comportamento do presidente dos Estados Unidos em relação ao Brasil”, disse o petista, em referência a Donald Trump.

O presidente também voltou a defender o multilateralismo como saída para equilibrar o comércio internacional.

“Na hora que os Estados Unidos foge do multilateralismo e tenta negociar individualmente, ele coloca os países menores em desvantagem. É por isso que o Brasil defende a Organização Mundial do Comércio”, destacou Lula.

Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/lula-empossa-novos-diretores-de-agencias-reguladoras-e-critica-tarifas-dos-eua/