29 de agosto de 2025
Deputado critica local de instalação do projeto Mulher Presente na
Compartilhe:

O lançamento do programa Mulher Presente na Praça Saens Peña, na Tijuca, na quinta-feira (28), gerou uma polêmica inesperada entre o deputado Alexandre Knoploch (PL) e o comando local do projeto.

Durante o evento, que visava promover acolhimento integral às mulheres, com serviços de saúde, capacitação profissional e segurança, Knoploch expressou insatisfação com o local escolhido para a instalação da base do programa.

O deputado visitou a praça logo após a instalação da base e disse que foi recebido com diversas reclamações dos moradores sobre a localização do projeto. De acordo com ele, muitas pessoas se queixaram de que a base estava instalada “no meio da praça”, quando existiam outros terrenos públicos, como os da RioTrilhos, mais adequados para a instalação da unidade.

Ele afirmou durante a sessão da Assembleia Legislativa (Alerj), na quinta-feira (28), ter sugerido que o local fosse discutido com os deputados da região antes da decisão, mas foi surpreendido ao saber que a coordenação do projeto alegou que não era necessário consultar os parlamentares, pois uma “pesquisa de mercado” havia sido realizada.

Desrespeito ao parlamentar

Knoploch também criticou a abordagem do comando local ao ouvir as queixas. Ele contou que, em conversa com uma vendedora que teve sua banca prejudicada pela instalação, foi informado de que os responsáveis pela base teriam insinuado que, caso houvesse algum protesto, a culpa seria dele.

O deputado demonstrou indignação com a situação, destacando que a forma como o caso foi conduzido foi desrespeitosa tanto com os moradores quanto com ele, como representante da região.

“Não podemos permitir que coordenadores de um programa de segurança tratem a população e os parlamentares dessa forma”, afirmou Knoploch durante sua fala. Ele também reforçou que a Tijuca, além de precisar de mais segurança, precisa de atenção para questões como o Clube Maxwell, que é frequentado por usuários de drogas, e que a base não deveria ser usada para “palanque eleitoral”.

Desafios da região

O lançamento do programa, que contou com a presença do governador Cláudio Castro e a entrega de novas viaturas para a Polícia Militar, faz parte de um esforço do governo para reforçar a segurança e o acolhimento às mulheres em várias áreas do Rio de Janeiro. A base Mulher Presente na Tijuca é a primeira do programa e contará com policiais treinados e parcerias com diversas instituições.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-critica-local-de-instalacao-do-projeto-mulher-presente-na-tijuca/