2 de setembro de 2025
Vinhais Velho: o bairro mais antigo de São Luís
Compartilhe:

O Vinhais Velho é o bairro mais antigo da cidade de São Luís e, também, muito conhecido pela sua importância histórico-cultural, em função do sítio arqueológico existente na região.

Com o crescimento da cidade, parte do seu território deu lugar a dois conjuntos habitacionais, modernos e bem equipados com escolas, igrejas de diversas denominações religiosas, comércio forte e áreas de lazer atendendo os segmentos de educação e esportes.

Nos seus primórdios, a região era habitada pelos índios da etnia dos tupinambás, que se concentravam em uma aldeia denominada Eussaup (“lugar onde se comem caranguejos”), até ser conquistada pelos franceses em 1612, no processo de formação da França Equanocial.

A aldeia também ficou conhecida como Miganville, isto porque na aldeia residiu o francês David Migan, que se tornou uma espécia de líder entre os indígenas e servia de tradutor para a administração francesa.

Em 1615 as tropas portuguesas tomaram o controle de São Luís, tendo sido instalada a primeira Missão Jesuita do Maranhão, rdcebendo a denominaçao de Uçaguaba e, depois, Aldeia da Doutrina.

Com a expulsão dos padres jesuitas pela Coroa Portuguesa, seus bens foram confiscados e a Aldeia da Doutrina tornou-se a Vila de Vinhais, contando com Câmara e juiz. Sua origem seria a vila portuguesa de Vinhais, localizada no distrito de Bragança.

Em 1835, a Vila do Vinhais foi incorporada ao município de São Luís. Passou a se chamar Vinhais Velho, com o surgimento do Conjunto Habitacional Vinhais (1979) e do Recanto do Vinhais.

O Vinhais Velho abriga uma comunidade com cerca de 3 mil moradores, muitos deles pessoas humildes e descendentes das antigas populações coloniais e pré-coloniais. O bairro tem ainda a Igreja de São João Batista, o Cemitério do Vinhais Velho (construído em 1690), e o Porto do Vinhais Velho, feito com pedras e utilizado pelos pescadores, catadores de caranguejos e marisqueiros da região, para atracar suas canoas, que já foram o principal meio de transporte do Rio Anil. O estilo de vida rural da comunidade se concentrava no igarapé do Vinhais, afluente do Rio Anil. A comunidade foi bastante afetada pela construção da Via Expressa.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/vinhais-velho-o-bairro-mais-antigo-de-sao-luis/