
Foto: Reprodução/Instagram
Na madrugada do último sábado (29/30), o Sindicato dos Metroviários de São Paulo encerrou o primeiro turno da eleição para a escolha da nova direção da entidade – gestão 2025-2028 -, levando a Chapa Unidade Metroviária ao primeiro lugar da disputa. Como nenhuma das quatro Chapas que disputam a eleição obteve mais de 50% dos votos, o pleito será definido em segundo turno.
A Chapa Unidade Metroviária, liderada por Wagner Fajardo e apoiada pela CTB e CUT, obteve 1.239 votos. A Chapa 2, que representa a atual direção, recebeu 917 votos e também avançou para a etapa decisiva. As Chapas 3 e 4 obtiveram, respectivamente, 892 e 162 votos, ficando fora da disputa.
“Companheiras e companheiros, a Chapa 1 – Unidade Metroviária mostrou sua força nas urnas e venceu o primeiro turno da eleição! Essa vitória é fruto da coragem, da confiança e da luta de cada um e cada uma que acredita num sindicato de verdade, ao lado da categoria. Mas a batalha não terminou: agora é partir com tudo para o 2° turno! Vamos ampliar a mobilização, conquistar mais votos e devolver o sindicato à base. A história está em nossas mãos!”, afirmou a primeira colocada em nota divulgada logo após a eleição.
Reafirmando que, apesar da vitória expressiva no primeiro turno, a luta continua, a Chapa convocou a categoria: “Quem é contra essa gestão vem pra Chapa 1 mudar o sindicato”.
Para o líder da Chapa 1, Wagner Fajardo, “essa talvez seja a eleição mais importante que estamos realizando na categoria”, destacando o forte ataque ao transporte público pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com sua política privatista. Atravessamos “um momento muito grave na empresa, de um desmonte muito grande, promovido pelo governo Tarcísio”, denuncia o sindicalista.
De acordo com o sindicato, “todo o processo ocorreu de maneira organizada e sem incidentes”, demonstrando “a participação democrática da categoria na sua entidade sindical”.
Ao todo, votaram 3.273 associados com urnas que correram as diversas áreas e escalas de trabalho, além de urna fixa na sede do Sindicato.
Fonte: https://horadopovo.com.br/chapa-de-wagner-fajardo-lidera-primeiro-turno-na-eleicao-dos-metroviarios-de-sp/